Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Novembro de 2007 às 22:28

    Imprimir


Washington, 20 nov (EFE).- O senador Barack Obama (Illinois) passou à frente de Hillary Clinton, sua rival na disputa da candidatura do Partido Democrata à Casa Branca, em Iowa, onde em 3 de janeiro começa o processo de escolha do candidato da legenda à Presidência dos Estados Unidos.

Segundo uma pesquisa conjunta do jornal "The Washington Post" e da rede de televisão "ABC" divulgada hoje, Obama tem 30% do apoio dos eleitores de Iowa, Hillary tem 26% e John Edwards, 22%.

Para o "Post", os resultados devem representar um motivo de preocupação para Hillary, em um estado que tradicionalmente possui grande peso no processo de escolha de candidatos à Presidência.

"Os democratas de Iowa parecem inclinados à mudança, e Obama parece se beneficiar disso", destacou o jornal.

Cerca de 55% dos entrevistados apontaram as "novas idéias e a nova direção" como principais prioridades, frente a 33% que disseram dar mais importância à "experiência" na hora de escolher seu candidato.

Em Iowa, Obama domina o chamado "eleitorado da mudança", com o apoio de 43% dos integrantes desse grupo, comparado com 25% de Edwards e 17% de Hillary, segundo a pesquisa divulgada hoje.

De todo modo, Hillary mantém uma cômoda vantagem entre os eleitores que consideram a experiência como ponto mais importante, ao receber o respaldo de 38% dos democratas, comparados com 19% de Edwards, 18% do governador do Novo México, Bill Richardson, e 12% de Obama.

Hillary é mais vulnerável, no entanto, em questões de caráter. Desta forma, 31% dos entrevistados consideraram que Obama é o candidato mais honesto e crível, quase o dobro dos que disseram sentir o mesmo em relação à senadora por Nova York.

Enquanto três quartos dos entrevistados consideraram que Obama e Edwards dizem o que pensam, apenas 50% asseguraram que Hillary está disposta a dizer o que realmente acredita.

Com as eleições pela candidatura democrata em Iowa mais apertadas que nunca, Hillary optou por praticamente duplicar o tamanho de sua campanha no estado, além de reforçar sua estrutura de publicidade.

A senadora está em Iowa hoje e pretende passar a maior parte do mês de dezembro nesse estado.

Um grande número de analistas considera que uma vitória em Iowa daria força a Hillary para a avalanche de eleições primárias que virão em seguida no resto dos Estados Unidos.

As pesquisas mostram que a ex-primeira-dama tem uma cômoda vantagem em New Hampshire, estado que segue Iowa no processo de seleção de candidatos democratas à Presidência.

A Universidade de Quinnipiac, do estado de Connecticut, publicou hoje também os resultados de uma pesquisa que mostra que Hillary e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, pré-candidato republicano, são os políticos que os americanos convidariam para suas casas na quinta-feira, quando se celebra o Dia de Ação de Graças, festividade tipicamente familiar.

Tais dados seguem a mesma linha dos divulgados na semana passada pelo canal de televisão "Lifetime Television" (propriedade da Disney), após uma pesquisa mostrando que Hillary e Giuliani e suas respectivas famílias seriam os convidados favoritos das eleitoras americanas para a ceia, com 31% e 22%, respectivamente.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197660/visualizar/