Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 31 de Outubro de 2007 às 08:43

    Imprimir


Embora reconheçam que a idéia conta com adeptos dentro do partido, os principais candidatos à presidência do PT rechaçaram ontem a proposta de instituição de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O atual presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), afirma que, se o próprio Lula descarta a proposta, "não há razão para especulação no partido". Questionado se esse é um assunto encerrado no PT, ele disse, no entanto, que "não existe assunto proibido" no partido e recusou-se a classificar a proposta.

O cuidado não é vão. A direção do PT sabe que a idéia tem simpatizantes na sigla. Fernando Ferro (PT-PE), por exemplo, é mais um deputado a se declarar favorável. "A população deveria ser consultada sobre a proposta de um terceiro mandato para Lula. Sou favorável a que se faça um plebiscito até 2009 não apenas sobre esse tema, mas sobre todos os da reforma política", disse.

A exemplo de Berzoini, os principais candidatos à presidência do partido chamaram a idéia, no mínimo, de inapropriada. Mas chegaram a reconhecer que Devanir não é o único petista a apostar numa nova eleição de Lula como forma de preservação do PT no poder.

"Há pessoas que falam nisso. Mas há uma diferença muito grande entre essas pessoas querem e isso ser uma política partidária", afirmou o deputado José Eduardo Cardozo (SP), candidato da Mensagem ao partido, após qualificar a idéia de equivocada e inoportuna.

Concorrendo pela Articulação de Esquerda, Valter Pomar disse que "esse é um devaneio de Devanir". Mas admitiu que, no partido, há os que acreditam que não exista outro nome capaz de vencer em 2010. "Quem acredita que o PT só ganha com Lula, se for tucano, acha que 2010 está no papo; se for do bloco de esquerda, acha que o PT tem de ir de Ciro; se for petista, está tendo devaneios. Mas o PT terá candidatos e vencerá".

Para o deputado Jilmar Tatto (Novo Rumo), a idéia impõe risco à democracia. "Como o governo está indo muito bem, há quem defenda. Mas temos que respeitar as regras."

Desautorizar

O ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência, também descartou a idéia. "O presidente Lula já desautorizou expressamente qualquer iniciativa neste sentido. Já deixou claríssimo que não haverá terceiro mandato, desaprova qualquer projeto de lei e, mais do que isso, qualquer consideração nesse sentido.

Ele já disse que entrega o poder, como prevê a Constituição, mas como é também sua convinção, ao seu sucessor eleito democraticamente em 1º de janeiro de 2011", disse. Já os candidatos mais à esquerda não chegam a rejeitar a proposta. Candidato da minúscula Esquerda Marxista --com apenas um representante no diretório nacional-- José Carlos Miranda diz que não vê problema na "tese da reeleição eterna". Markus Sokol, candidato da O Trabalho, disse que não tem opinião formado. "O terceiro mandato não é a discussão da hora. Temos coisas mais importantes que poderiam ser objeto de plebiscito, como a reestatização da Vale".

Para o ex-deputado Gilney Viana, candidato do PT pela corrente Militância Socialista, "esse debate não seria bom para a estabilidade nem para o PT nem para o Lula". Segundo o secretário de Organização do PT, Romênio Pereira, "Lula venceria se houvesse uma terceira disputa. Mas, apesar de pessoas defenderem, acho que a ampla maioria seria contra".





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/200565/visualizar/