Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 10 de Outubro de 2007 às 18:15
Por: NAIARA MARTINS

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Esporte, MT Fomento e Federação Mato-grossense de Futebol reuniram nesta quarta-feira ( 10.10), na sede do MT Fomento, os 10 municípios campeões das fases regionais do I Campeonato Estadual Amador de Seleções Municipais. O encontro teve o objetivo de orientar as seleções de Nova Xavantina, Alto Garças, Comodoro, Serra Nova Dourada, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Nova Olímpia, Indiavaí, Matupá e Juara, quanto a segurança no campo de jogo, apresentação de documentos, deslocamento de equipes, e locais das partidas.

O campeonato que passa a fazer parte do Calendário Oficial do Futebol Mato-grossense teve início no dia 02 de setembro, e já contabiliza 140 jogos, com a participação de 80 equipes, eliminadas gradativamente em jogos de ida e volta, no decorrer das rodadas. Nesta segunda fase, marcada pelo cruzamento entre as regiões, classificam-se para a terceira fase, cinco vencedores e mais um por índice técnico.

O secretário de Esportes, Baiano Filho, um dos principais idealizadores da competição, fez questão de ressaltar a importância social e econômica do campeonato amador que promoveu o aquecimento do comércio local nas cidades-sede, proporcionou a geração de emprego e renda, a descoberta de novos jogadores, lazer e integração às famílias. "O amador nos surpreendeu em muito, mesmo considerando algumas falhas estruturais e equipe reduzida, mesmo assim trouxemos resultados positivos, reacendemos em alguns municípios o amor pelo amadorismo, reacendemos o calor nos torcedores, técnicos, professores, treinadores, famílias, comerciantes, todos estão envolvidos com o evento", destacou Baiano.

"Nós estamos mexendo com a base, com o sentimento da população, e realizar um evento tão popular e que tivesse a capacidade de mobilização que tem o amador, sempre foi nossa ambição, nesse evento ganha o estado que proporciona o lazer, ganha o pequeno vendedor, o comerciante que pode ir para a beira do gramado, vender seus produtos e garantir o ganho de sua família", avaliou o presidente do MT Fomento, Éder Moraes, principal patrocinador do evento.

Segundo Éder Moraes, a idéia é realizar um confronto entre o campeão do estadual amador e o campeão do "peladão", realizado pela Prefeitura de Cuiabá. "Já comentei com o Baiano para que façamos um confronto no estádio Verdão, entre o nosso campeão estadual e o campeão do "peladão" de Cuiabá, vamos colocar para esquentar, desafiar a participação da população e mostrar a força do amadorismo", concluiu Éder.

MAIS INCENTIVO

De acordo com Baiano, o projeto para 2008 é incrementar os recursos para o amador ampliando de 80 para 100 o número de seleções participantes, sendo 10 equipes por região, com projeção para o envolvimento dos 141 municípios em um prazo de três anos. "Existem municípios que possuíam pouca ou nenhuma estrutura em termos de campos, arquibancadas, alambrados e vestiários, mas que já começaram a mudar suas realidades, estão fazendo melhorias para atender ao amador, e vão continuar melhorando, porque em 2008 querem participar e querem ganhar", frisou Baiano.

O prefeito de Comodoro, Aldir Bal Marques Moraes insistiu em dizer que o município é um dos exemplos em que a cidade se mobilizou para o evento e depois do amador dará início as obras de construção de um poço artesiano, alambrado e arquibancadas. "São melhorias motivadas pelo evento, as equipes cobram, as famílias, os torcedores cobram, e se quisermos resultados temos que investir", enfatizou o prefeito.

Outra possibilidade apresentada pelo secretário é a conversão do prêmio para o campeão, em recursos para a melhoria da infra-estrutura do estádio ou campo de futebol do município vencedor.

O município de Nova Olímpia é outro bom exemplo, resultado do campeonato amador. Segundo o prefeito, José Elpídio Cavalcante, a partida realizada nesse domingo, 07, entre Nova Olímpia e Tangará da Serra mobilizou cerca de 4 mil pessoas. A Ação Social do município aproveitou a chance para promover a arrecadação de alimentos não-perecíveis, como forma de ingressos para os torcedores.

Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione nesta fase, onde os ânimos de equipes e torcedores estão acirrados, os dirigentes e prefeitos deverão prezar pela segurança nos campos de jogo. "O evento é para a integração social, o lazer da família, idosos, crianças, e ficamos muito contentes em ver que o amador se tornou a principal atração nas tardes de domingo no interior, e precisamos preservar isso", orientou Carlos Orione.

NOVOS TALENTOS

O I Campeonato Estadual Amador tem o objetivo de descobrir novos talentos, promover o resgate do futebol amador e a integração entre municípios, atletas e profissionais, e o lazer à população.

A Secretaria de Estado de Esportes registrou um público estimado de 140 mil pessoas, nas 140 partidas realizadas nesta primeira fase. O encerramento será no dia 02 dezembro, com a entrega de um carro 0km ao campeão, e uma moto 125cc para o vice. Caso confirmada a implantação da Segunda Divisão do Campeonato Estadual, em 2008, campeão e vice do Amador 2007 terão vagas garantidas.

O campeonato é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol, MT Fomento e Grupo Amaggi. Participaram do encontro o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, o presidente do MT Fomento, Éder Moraes, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, o prefeito municipal de Nova Olímpia, José Elpídio Cavalcante, o prefeito de Indiavaí, Valteir Quirino dos Santos, o prefeito de Comodoro, Aldir Bal Marques Moraes, os coordenadores do estadual, Hélio Machado e Ariadna Auxiliadora Cardoso de Jesus, e os representantes dos 10 municípios classificados.





Fonte: Seel-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/203333/visualizar/