Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 01 de Outubro de 2007 às 20:17

    Imprimir


Bairro com maior concentração de idosos do Brasil, Copacabana terá uma Delegacia do Idoso a partir do dia 9 de outubro. A Secretaria de Segurança Pública do Rio decidiu transferir a unidade que funcionava na Central do Brasil para o bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, já que o maior público interessado está no bairro: dos cerca de 161 mil de habitantes em Copacabana, 27% já passaram dos 60 anos.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, fez o anúncio da novidade ao final da Caminhada em Defesa dos Direitos dos Idosos, realizada no domingo (30), na praia de Copacabana.

A delegacia poderá receber denúncias e queixas dos idosos, vítimas constantes de assaltos no bairro. A violência e a precariedade do calçamento de Copacabana são duas das principais reclamações dos idosos da área, como mostrou pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Rio de Janeiro foi a cidade brasileira escolhida pela organização para avaliar a opinião dos idosos sobre o lugar onde moram. A escolha só reafirma as estatísticas de Copacabana como o bairro da terceira idade.

Idosos são vítimas constantes de violência

Os velhinhos dizem que se sentem alvos fáceis da ação de bandidos no bairro. As ameaças são as queixas mais freqüentes registradas pelos idosos. Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) constatou que os casos de violência contra o idoso aumentaram 40% entre 2002 e 2006.

Em muitos casos, as ameaças partem de pessoas conhecidas, como parentes, um amigo ou um companheiro. Segundo o ISP, mais da metade dos idosos vítimas de ameaças convivia com o agressor. Além das ameaças, os crimes contra idosos mais registrados foram roubo de veículos, estelionato e lesão corporal.

Mas os problemas do bairro não são motivo para o idoso querer sair do bairro. A maioria vê mais qualidades do que defeitos em Copacabana, revelou a pesquisa da OMS. O bairro tem boa oferta de serviços e lazer para o idoso.

Entre as opções de lazer ao ar livre, estão a caminhada no calçadão da Avenida Atlântica, na orla, a prática de esportes e os shows na praia. Outra característica que agrada aos idosos é a facilidade de reunir os amigos do bairro.

Copacabana é referência da pesquisa feita em 35 cidades no mundo todo, como Londres, Tóquio, Xangai e Cidade do México. O objetivo da OMS é pedir empenho das autoridades e da sociedade como um todo na resolução dos problemas que afetam o cotidiano dos idosos.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204789/visualizar/