Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 22 de Setembro de 2007 às 17:46

    Imprimir


Foi celebrado na manhã desta sexta-feira (21), no gabinete do secretário municipal de Educação, um convênio entre a secretaria municipal de Educação de Cuiabá (Sme) e o Ministério da Educação (Mec) destinado a elevar a qualidade de ensino na Capital. O Par (Plano de Ações Articuladas) foi assinado pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, durante reunião com os consultores do Ministério, com o secretário Carlos Carlão do Nascimento e membros do Comitê local responsável pela elaboração do plano.

Dentre as capitais do país, Cuiabá é a primeira que elabora este planejamento e firma o convênio. Um diagnóstico foi feito para mapear a situação educacional no município. Em seguida, foram traçadas ações para melhorar o ensino nas escolas públicas municipais. O Mec irá analisar as propostas e estudar maneiras de atender cada uma, por meio de assistência técnica e financiamento. “A prioridade de nossa gestão é a Educação”, disse o prefeito Wilson Santos. “Nenhum governo pode deixar de ter em seu conjunto de prioridades, investimentos nessa área”, enfatizou.

A secretária adjunta de Educação e presidente do Comitê Local e Gestor, Filomena Maria de Arruda Monteiro, acrescentou que as medidas pensadas no Plano prevêem a construção de laboratórios de informática, de bibliotecas nas escolas, além de apoio financeiro para aulas em período integral. “A equipe do Mec trabalhou primeiro com os municípios que apresentaram os resultados do Ideb mais baixos e em seguida foi atender as capitais. Primeiramente, escolheram Cuiabá”, explicou.

De acordo com o consultor Carlos Roberto de Souza, é possível melhorar os números apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Cuiabá, num curto espaço de tempo. “Fizemos um planejamento para obter resultados rápidos”, afirmou. Ele explicou que as medidas consideram quatro aspectos principais, que são infra-estrutura, política pedagógica, gestão e formação de professores. “Há um conjunto de ações que irá requerer vistoria técnica do Mec, mas outras não”. A dupla de consultores esteve reunida com os profissionais da Sme que integraram o comitê gestor durante quatro dias. Os trabalhos foram conduzidos com agilidade e concluídos um dia antes do previsto.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206160/visualizar/