Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 16 de Setembro de 2007 às 11:00

    Imprimir


Eles vivem no mundo do silêncio e têm vez e voz. São os 70 componentes da Fanfarra “Ritmos do Silêncio”, criada há seis meses pelo Centro Estadual de Apoio e Atendimento ao Deficiente Auditivo (CEAADA), mantido pela Secretaria de Estado de Educação. O slogan do centro é “mãos que rompem o silêncio e se comunicam com o mundo”. A regência da fanfarra é do professor Ivan Ferreira de Moura.

Como o bom rendimento escolar é exigência obrigatória para participar do projeto, já existe cadastro reserva entre os 180 alunos do CEAADA para participar da fanfarra. A idealizadora do projeto e também diretora do centro, Zoraide Barbosa Almeida Urcino, enumerou o saldo positivo do trabalho. “Os alunos melhoraram a capacidade de concentração, de aprendizagem, de leitura e estão com a auto-estima elevada”, enfatizou a diretora.

Zoraide relatou que o conteúdo trabalhado nas aulas da fanfarra é relacionado às disciplinas em sala. A presença dos alunos nos ensaios é registrada em diário. Os ensaios ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras.

O profissionalismo da fanfarra convence, tanto que o projeto conseguiu em pouco tempo parcerias da iniciativa privada e do governo para compra de instrumentos musicais e uniformes. No desfile de 7 de setembro, a fanfarra “Ritmos do Silêncio” arrancou aplausos do público, na Avenida do CPA.

A diretora do CEAADA vislumbra outras conquistas. Zoraide pretende conseguir autorização dos pais e preparar os músicos para participarem do 9º Concurso de Bandas e Fanfarras, a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Campo Grande, um evento consagrado nacionalmente.

No Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro, a “Ritmos do Silêncio” está afinada para a mobilização marcada em frente à prefeitura de Cuiabá, a partir das 8 horas. “Queremos mostrar o talento da fanfarra, divulgar o trabalho do CEAADA e a luta das pessoas com surdez”, antecipou Zoraide Barbosa.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206954/visualizar/