Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 01 de Setembro de 2007 às 20:17

    Imprimir


Em uma das redes sociais mais populares da internet, o Orkut, a comunidade “Durmo com o celular do lado” reúne mais de um milhão de pessoas. Se o aparelhinho não estiver servindo apenas de despertador, no entanto, ele pode atrapalhar a boa noite de sono. Um estudo feito na Bélgica revela que o hábito adolescente de interromper o sono para falar ou trocar mensagens no celular tem diminuído as horas de sono e criando uma legião de jovens cansados demais durante o dia.

Entre os méritos da tecnologia está a possibilidade de ligar qualquer pessoa a outra a qualquer hora. Mas os médicos recomendam que essa “qualquer hora” seja fora do horário de dormir. Em um estudo publicado na revista “Sleep”, os cientistas da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, entrevistaram 1.656 crianças em idade escolar, divididas em dois grupos -– um com 13,7 anos em média e outro com 16,9 anos.

De todos, apenas 38% afirmaram nunca ter usado o celular depois de irem dormir. Dos que se declararam muito cansados, 35% culparam o uso do telefone móvel.

De acordo com os cientistas, liderados por Jan Van den Bulck, o cansaço no dia seguinte aumenta 2,2 vezes se o telefone for usado logo depois do jovem ir para a cama. Se for usado entre meia-noite e 3h da manhã, o aumento é de 3,9 vezes.

A longo prazo, falar no aparelho à noite uma vez por mês ou menos aumenta os riscos de se apresentar cansaço extremo após um ano em quase duas vezes. Se o celular foi usado depois de dormir uma vez por semana, esse risco aumenta 3,3 vezes. Interromper o sono para usar o aparelho mais de uma vez por semana aumenta em 5,1 vezes a chance do jovem apresentar fadiga extrema em um ano.

Os médicos alertam que os pais não devem descuidar do aparelho de seus filhos, apesar de ele parecer inofensivo em comparação com outras paixões tecnológicas da juventude, como a internet ou o videogame. E recomendam que adolescentes não devem levar o celular para o quarto. “Comunicação é muito importante para os jovens. Eles passam muito tempo se ‘conectando’ com outros, e alguns fazem isso a qualquer hora da noite”, aconselha Van den Bulck.

A Academia Americana de Medicina do Sono oferece algumas recomendações para que os jovens tenham uma boa noite de sono:

não tenha computador e televisão no quarto; não gaste o tempo de dormir falando no celular, mandando mensagens de texto ou navegando na internet; mantenha uma rotina, indo dormir sempre mais ou menos na mesma hora; mantenha um ambiente relaxante no quarto; tenha sempre uma noite inteira de sono; evite bebidas e comidas com cafeína ou qualquer medicamento estimulante antes de dormir; não vire a noite estudando para uma prova, organize seu tempo melhor durante o dia e se não estiver dando conta de fazer tudo o que precisa, corte algumas atividades; não vá para a cama com fome, mas não coma demais antes de dormir; evite exercícios físicos desgastantes até seis horas antes de dormir; mantenha seu quarto silecioso, escuro e fresco; procure acordar sempre no mesmo horário de manhã.

Adultos devem dormir de sete a oito horas por dia, e adolescentes de oito a nove. Pais que acreditam que seus filhos não estão dormindo direito devem intervir no problema e até consultar um médico se for necessário.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208797/visualizar/