Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 21:36

    Imprimir


A nova etapa do projeto ‘Sesi por um Brasil Alfabetizado’, que terá início em novembro, será lançada nesta quinta-feira (30), às 16h, no Sesiescola – Várzea Grande, localizado no bairro Cristo Rei. A cerimônia de lançamento do projeto contará com um ‘chá com bolo’ e a presença de empresários, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e Várzea Grande, representantes do Lions Clube de Cuiabá, instituições religiosas e demais convidados.

Em Mato Grosso, o projeto é desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em parceria com o governo federal, e tem o objetivo de alfabetizar gratuitamente jovens, adultos e idosos acima de 15 anos, que não foram alfabetizados na idade regular. A partir de novembro, a etapa será realizada em Sinop, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande. A meta é atender, somente nas duas últimas cidades, 800 alunos. Serão formadas aproximadamente 30 turmas, com 25 alunos em cada uma.

Segundo a supervisora pedagógica de Educação de Jovens e Adultos do Sesi-MT, Maria Valdiluce Silva, as inscrições para esta nova etapa já estão abertas. “O projeto, bem como as inscrições, são gratuitas para o aluno que tiver interesse em participar”, explica. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, com carga horária de três horas diárias, em vários locais das cidades. “Onde houver demanda de alunos e parceiros para ceder os espaços para a sala de aula, o Sesi forma a turma”, afirma.

A formação inicial constará de aulas expositivas e dialogadas, realização de dinâmicas de grupo e oficinas de construção. O conceito de alfabetização desenvolvido pelo programa tem como base os seguintes temas: Identidade; Mudança; Dinheiro, Orçamento Doméstico e Desperdício; Saúde e Segurança no Trabalho; Cultura e Ecosustentabilidade. A partir destes temas, o Sesi-MT desenvolve o ‘letramento’, que consiste no trabalho de alfabetização dentro do contexto em que o aluno vive. “Trabalhamos de forma que o aluno desenvolva a capacidade de fazer uma leitura do mundo, com princípios andragógicos, que é a ciência do ensino voltada para adultos e idosos”, explica.

PROJETO – O ‘Sesi por um Brasil Alfabetizado’ teve início em 2003 em todo país, inclusive em Mato Grosso. Até hoje foram atendidos gratuitamente 20 mil alunos, em aproximadamente 40 municípios do Estado. O programa conta hoje com 57 alfabetizadores e mais de 50 parceiros, entre empresas e instituições de ensino, que cedem espaços para a realização das aulas. Os interessados em participar das aulas ou em firmar parcerias com o Sesi-MT para oferecer o projeto deve entrar em contato com o telefone (65) 3685-1197 / 3611-1638.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209203/visualizar/