Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 19:10

    Imprimir


A população dos municípios de Mirassol D'Oeste e Comodoro contam agora com unidades de inclusão digital, implantadas pelo projeto Mato Grosso Ação Digital. Os dois centros foram viabilizados com recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (Fupis), que liberou em junho de 2006, mais de R$ 453,4 mil para a instalação de unidades em mais de 20 cidades do Estado. As salas são equipadas com cinco computadores e um servidor, todas as máquinas com a tecnologia "Thin Client", que armazena dados em um único servidor, reduzindo custos e amenizando problemas.

Em Mirassol D'Oeste a unidade foi inaugurada na última quinta-feira (23.08), e funciona na Biblioteca Pública Municipal, localizada no centro da cidade. "Através do projeto o cidadão poderá fazer pesquisas, se comunicar com parentes e amigos distantes, buscar por vagas de empregos, enfim, a unidade veio para permitir a socialização entre a comunidade carente", comentou a bibliotecária Judite de Castro Silva.

A professora Cecília de Fátima também acredita que o centro de inclusão digital irá amenizar as diferenças. "Este é um exemplo da democratização das informações. Antes, somente a população com melhores condições financeiras tinha acesso ao computador", ressaltou.

Já em Comodoro, a unidade foi inaugurada na segunda-feira (27.08), funcionando no Centro de Convivência de Idosos. Segundo a instrutora do local, Aline Alves, são vários os benefícios que o projeto trará a cidade. "Teremos a alfabetização digital de crianças, jovens, adultos e idosos. Sem contar com o acesso às tecnologias do computador, instrumento hoje muito exigido no mercado de trabalho. A navegação na Internet e a impressão de documentos eram nossas maiores deficiências. Para utilizar serviços como esses era necessário recorrer às Lan Houses, e muitos não tinham condições de pagar", lembrou.

A secretária de Ação Social do Município, Marlise Marques Moraes, também agradeceu o benefício que trouxe o Governo do Estado. "O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) vem proporcionar o acesso aos carentes. Irá auxiliar desde os pequenos trabalhos até mesmo a pesquisas mais complexas", afirmou.

De acordo com o coordenador do Mato Grosso Ação Digital, César Vidotto, as inaugurações reforçam a busca por implementar ações eficazes que levam a sociedade a ter acesso ao conhecimento e às novas tecnologias. "O projeto vem beneficiando moradores de vários municípios do Estado. Pessoas que antes não tinham condições de acessar um computador, hoje estão participando de cursos de informática e tendo contato com a Internet. Isto com certeza é um avanço para amenizar a exclusão digital", destacou.





Fonte: Amanda Freitas

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209224/visualizar/