Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 15:26

    Imprimir


Parte do novo painel solar, desenvolvido com material mais eficiente. (Foto: Reuters)O uso da luz refletida pode ser a resposta para tornar a energia solar competitiva diante de fontes convencionais de energia, afirmam cientistas israelenses.

Uma corrida mundial para encontrar fontes alternativas de energia está em curso, e os subsídios estão inclinando as escalas em favor das fontes renováveis de energia, que respondem às preocupações ecológicas e de segurança relativas aos combustíveis fósseis.

A demanda crescente por uma dessas fontes renováveis, a energia solar, está consumindo grande volume de silício, a matéria-prima dos painéis solares, dando início a uma busca por alternativas.

Uma equipe da Universidade Ben Gurion, de Israel, acredita ter desenvolvido uma resposta, com um material bem menos conhecido que, embora mais caro que o silício, pode ser usado de mais eficientemente combinado com uma superfície refletora.

"O painel poderia ser instalado em um quintal ensolarado, e atenderia à maior parte das necessidades de energia de uma casa", disse David Fairman, professor de Física na Ben Gurion e veterano de 31 anos de pesquisas com energia solar no deserto do Negev, em Israel. "Os custos por watt são comparáveis aos de uma usina convencional de energia, mas o uso de combustível é zero", acrescentou.

Alternativa

Em nota de pesquisa divulgada mais cedo neste ano, os analistas do banco de investimento Jefferies informaram que a alternativa ao silício -- o arseneto de gálio -- era cara demais, por enquanto, e estava em estágio inicial de desenvolvimento, mas que combinar seu uso ao de espelhos serviria para reduzir os custos.

A equipe de Fairman projetou um refletor composto de espelhos que recolhem e amplificam a luz por um fator de mil. Essa luz concentrada, segundo Fairman, é forte o bastante para queimar matéria orgânica, e o espelho dirige seu foco ao painel solar.

Os painéis solares de silício tanto recolhem a luz solar quanto a convertem em eletricidade. Os painéis criados por Fairman e sua equipe, segundo eles próprios, podem receber a luz intensificada e convertê-la em energia com eficiência duas vezes maior que os painéis comuns.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209266/visualizar/