Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 13:04

    Imprimir


Cuiabá está na briga para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Uma comissão apresentou a candidatura da cidade a inspetores da Fifa, numa reunião no Rio de Janeiro.

Os três ecossistemas encontrados em Mato Grosso foram bem valorizados, as culturas regionais, patrimônios arquietetônicos, esportes de aventura e a tradicional hospitalidade do nosso povo. Tudo isso foi mostrado em um DVD, à sete inspetores da Fifa, que estiveram no Rio de Janeiro. A comissão deve avaliar as opções ao turista, como o número de leitos em hotéis. O mínimo recomendado é de 18 mil vagas, por enquanto são apenas pouco mais de 3 mil. Talvez seja a exigência mais distante ainda.

Outra questão é a capacidade de atendimento hospitalar e a questão dos acessos à cidade. Novas avenidas devem ser constuídas e algumas ampliadas, também não poderá faltar uma boa reforma no Verdão, que deve consumir U$150 milhões de dólares.

Está prevista ainda a construção de dois centros de treinamento, um em Chapada dos Guimarães e outro na região do Manso. Recursos que devem consumir até 2012, prazo limite para viabilização de todos projetos, cerca de U$ 1 bilhão de dólares. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Pedro Nadaf, esses recursos são dividos entre iniciativa privada e poderes públicos, estadual e federal.

Um dos questionamentos feitos à Comissão de Mato Grosso foi quanto ao estado não ter representante na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol e a pouca participação do torcedor mato-grossense nos campeonatos estaduais.

O presidente da Federação Estadual de Futebol, Carlos Orione, afirmou que seria de grande importância se o estado estivesse nas primeiras divisões do campeonato, mas de acordo com Orione, os dirigentes da Fifa estão mais interessados nas condições oferecidas pela subsede. A cidade deve ter condições para prestação de serviço, de qualidade, às delegações dos esportistas e aos visitantes que se concentrarão durante o evento.

O Brasil é candidato único a Copa de 2014 e a decisão deve ser oficializada até o fim de outubro. Cuiabá disputa uma das treze vagas de subsede. A resposta deve ser dada no início do ano que vem.

Mato Grosso disputa uma vaga com Fortaleza, Recife, Maceió, Natal, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Goiânia, Manaus, Rio Branco e Belém.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209477/visualizar/