Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 27 de Agosto de 2007 às 13:14
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


A baixa freqüência de público nas praças esportivas de Mato Grosso em jogos de futebol poderá ser um dos problemas para que Cuiabá seja escolhida como uma das cidades brasileiras a sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. O assunto foi um dos questionamentos feitos durante a apresentação da proposta de Cuiabá aos inspetores da Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa), sábado último, no Rio de Janeiro. Além de Cuiabá, apresentaram seus projetos as cidades de Campo Grande e Goiânia –que também disputam a indicação.

A questão ficou, evidentemente, sem uma resposta satisfatória. O prefeito Wilson Santos, que chefiou a delegação de Cuiabá, preferiu lembrar que todas as vezes em que a Seleção Brasileira jogou em Cuiabá o público interessado foi acima da disponibilidade dos ingressos disponíveis. “Cuiabá tem um povo que ama o esporte e possui uma qualidade ainda mais convincente: é hospitaleiro, sem falar nas belezas naturais da Capital e da sua boa infraestrutura, que, certamente, será melhorada” – destacou.

Santos ainda lembrou que há cerca de um mês a Seleção Brasileira de Voleibol jogou em Cuiabá, na inauguração do Ginásio Aecim Tocantins, pela Liga Mundial de Vôlelei – da qual acabou sagrando-se campeã. O primeiro jogo, contra a Finlândia, aconteceu numa sexta-feira pela manhã, e ao local esteve lotado – assim como aconteceu no dia seguinte, o sábado.

A falta de publico nos estádios – em especial nas praças esportivas de Cuiabá – está ligada diretamente a organização futebolística. Apesar do apoio governamental e da disponibilidade de infra-estrutura, como transporte público, poucas são as vezes em que os estádios de futebol recebem um bom público. O problema está no fato de que os dirigentes das agremiações esportivas da cidade insistem em “ludibriar” o torcedor com atletas de nível amador para disputar os certames federativos. Prova disso estão no fraco desempenho dos times nas competições nacionais, como o Brasileiro da Série C. Não há qualquer tipo de investimento na base. Cuiabá, nesse caso, poderá pagar o preço de ficar sem a sede de jogos da Copa do Mundo por anos a fio de desorganização.

Ainda assim, vale o otimismo. “Temos condições porque Cuiabá oferece as condições ideais para um evento desse porte” - disse o prefeito durante seu pronunciamento para os inspetores da Fifa. Durante a exposição das qualidades de Cuiabá como cidade sub-sede, houve apresentação de danças típicas de Cuiabá, um pantaneiro tocou o berrante e dois índios Pareci, um mergulhador e um atleta de rapel, todos vestidos à caráter mostraram um pouco da cultura e das tradições cuiabanas, sem falar que os presentes puderam conhecer e saborear comidas típicas de Cuiabá.

Cuiabá foi mostrado aos impetores da Fifa como a cidade que é o Centro Geodésico da América, com boa infraestrutura hoteleira, um manancial turístico reconhecido e consagrado no mundo inteiro, que inclui o Pantanal, o Serrado, Chapada dos Guimarães, cachoeiras, e três ecosistemas, além de um estádio moderno - a qual se promete grandes reformas e adequações.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209620/visualizar/