Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 07:35

    Imprimir


Os sistemas de Educação municipais, estaduais e Federal de ensino terão metas de qualidade a cumprir. Nos próximos 15 anos, o país terá que alcançar a nota seis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A educação brasileira tem uma média de quatro pontos numa escala que vai de zero a dez e leva em consideração o rendimento dos alunos, a taxa de repetência e a evasão escolar.

O índice faz parte do programa elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que os índices mostram claramente a real situação da educação no Brasil."Estão sendo criadas metas para o país mostrar em que situação nos encontramos numa escala de zero a dez, aonde nós queremos chegar e em que prazo".

A marca nacional fixada na nota seis que o país quer alcançar até 2022, considerou o resultado obtido pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A nota seis foi a nota obtida pelos países que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.

A análise dos indicadores do IDEB, permitirá que o MEC faça um plano de apoio técnico e financeiro para atender os municípios com índices baixos de qualidade de ensino.O apoio técnico será dado as escolas que dispõe de recursos, mas que possuem baixo índice escolar. O mesmo ocorrerá com as escolas que possuem baixo orçamento escolar.

As ações empreendidas pelos especialistas do MEC partem de ações como o acompanhamento individual das crianças, atividades de cultura e esporte, participação da comunidade nos conselhos de cada escola e criação de conselhos municipais de educação. O objetivo é envolver estados, municípios, famílias e a comunidade em torno da melhoria da qualidade da educação básica.

O governo federal fez o mapeamento dos mil municípios com pior desempenho, que deverão receber R$ 1 bilhão ainda este ano. No Centro-Oeste, o número chegou a 30 municípios na região. Em Mato Grosso o município que alcançou a pior marca registrada no índice educacional foi o da cidade de Itaúba que alcançou média de 0,74 pontos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210916/visualizar/