Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 30 de Julho de 2007 às 14:30
Por: Jeferson Ribeiro

    Imprimir


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou na manhã desta segunda-feira, durante reunião da coordenação política do governo, que pretende substituir o atual presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, porém, não o fará hoje. Segundo informações de auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo ainda não tem um nome para substituir Pereira.

O ex-presidente do Banco do Brasil, Rossano Maranhão, que teve seu nome cogitado para assumir o cargo, disse a Jobim, no fim de semana, que estaria impedido de assumir a presidência da Infraero no momento. Com isso, Pereira deve permanecer no cargo por mais alguns dias.

Porém, Maranhão se dispôs a ajudar de outras formas o governo a vencer a crise aérea. Poderia, por exemplo, participar do Conselho de Administração da Infraero, segundo um auxiliar do presidente Lula. Depois de sair da presidência do BB, Maranhão cumpriu a quarentena e assumiu um lugar na diretoria do Banco Safra.

Durante a reunião de coordenação, o governo decidiu também que não pedirá a renúncia coletiva dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A avaliação dos ministros que participaram da reunião de coordenação é que uma troca no comando da Anac pode deixar a situação pior do que está. O governo considera ainda que a Agência pode cooperar com soluções para a crise desde que comece a receber orientações e determinações do Conselho de Aviação Civil (Conac), o que não ocorre hoje.

O governo chegou à conclusão ainda de que é mais fácil, rápido e tem menor custo ampliar os aeroportos de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, do que construir um novo terminal na região metropolitana de São Paulo.

Jobim disse aos outros ministros da coordenação política que já conversou com o governador de São Paulo, José Serra, e com o prefeito de Campinas, Elói Pietá, sobre a ampliação de Guarulhos, que receberia mais uma pista e outro terminal de passageiros. Para isso, será necessário transferir cerca de cinco mil famílias dos arredores do aeroporto e construir uma linha de trem expressa que ligaria Guarulhos ao centro de São Paulo. O ministro da Defesa relatou aos colegas que Serra está disposto a construir a linha em parceria com o governo federal.

A ampliação do aeroporto de Viracopos também está atrelada à construção de uma linha de transporte ferroviário entre a cidade e a capital paulista. Construir um novo aeroporto não está fora dos planos do governo, mas essa seria uma solução a longo prazo.

Participaram da reunião de coordenação política do governo, os ministros das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Fazenda, Guido Mantega, da Secretaria Geral, Luiz Dulci, da Comunicação Social, Franklin Martins, da Defesa, Nelson Jobim, da Justiça, Tarso Genro, além de Lula.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214422/visualizar/