Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 26 de Julho de 2007 às 18:45

    Imprimir


A Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT) já está recebendo inscrições para o 3º Festival Consciência Hip Hop, que acontece em setembro em Cuiabá. Haverá também prévias em Primavera do Leste, Sinop e Barra do Garças.

B.boys, grafiteiros, Djs e Mcs podem enviar, via e-mail ou pelo correio, material de divulgação: release, endereço na internet que contenha seu trabalho, site, fotolog e outros. Os grupos de Rap devem enviar também Cd ou Demo.

O 3º Festival Consciência Hip Hop será lançado no dia 16 de agosto, em Cuiabá, com a presença do rapper MV Bill. No mesmo dia, às 19 horas, o músico exibirá em Primavera do Leste o documentário "Falcão, Meninos do Tráfico", que será seguido de debate, na primeira prévia do Festival. No dia seguinte, 17, MV Bill encerra a prévia com um show ao vivo.

Considerado um grande encontro da juventude crítica e amante da cultura hip hop, o festival reunirá pela primeira vez participantes de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso entre os dias 16 de agosto e 8 de setembro. A programação tem início com as prévias em Primavera (16 e 17 de agosto), Sinop (25 e 26 de agosto) e Barra do Garças (01 e 02 de setembro).

Em seguida, do dia 4 ao dia 8, inicia-se o Festival começa em Cuiabá com diversas atrações. Nos dias 4, 5 e 6 haverá palestras e debates no Consciência Seminário. Também nos dias 4, 5, e 6 serão transmitidos v ídeo-clipes, curtas e longas no Consciência Filme .

Ainda no mesmo período estudantes secundaristas farão uma viagem pelos principais trabalhos de grafite expostos em Cuiabá, uma oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura hip hop, seus pólos de produção e circulação através. É o Turismo Hip Hop.

Para os fãs de basquete de rua e de skate a programação estará no Consciência Esporte nos dias 7 e 8. Na mesma data, um palco alternativo receberá o Consciência Batalha, onde MC's, DJ's, B. Boys e B. Girls irão demonstrar suas habilidades. Acontece ainda nos dias 7 e 8 o Consciência Feira Urbana, onde haverá um espaço para exposição de diversos como CDs e camisetas, além de uma equipe para fazer trança rasta no cabelo.

E, para finalizar, no Consciência Festival haverá dois dias de shows no palco principal, trazendo grupos de todo o Centro- Oeste. No último dia do evento o público presente irá se divertir com o show nacional do grupo Racionais Mcs.

Histórico - O Consciência Hip Hop surgiu em 2005 com o objetivo de descentralizar e fomentar a arte crítica. Essa cultura é considerada hoje um dos instrumentos mais úteis de inclusão social no mundo. Promove a construção do conhecimento crítico através das manifestações artísticas dos jovens oprimidos, por meio do Graffiti (artes plásticas), MC (Música), DJ (Música), Break (dança) e Basquete de rua (Esporte). No seu terceiro ano consecutivo o festival já é considerado hoje o maior evento da cultura Hip Hop da região Centro Oeste.

CUFA - A CUFA é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de diversas favelas do Rio de Janeiro – geralmente negros – que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Estes jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento hip hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados. Assim, fundaram a CUFA, cuja manifestação cultural é o hip hop, mas que busca ampliar e atingir outras formas de expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.

Mais informações: 3028 5974. Saiba mais sobre a CUFA-MT no site www.cufamt.org.br.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214785/visualizar/