Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Julho de 2007 às 19:13

    Imprimir


Cerca de 120 alunos de instituições de ensino superior de todo o país foram selecionados para o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que concede auxílio financeiro para alunos estrangeiros. A lista dos selecionados foi publicada no Diário Oficial da União.Três estudantes de Guiné Bissau passarão um ano estudando na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A Universidade Federal de Santa Catarina é a instituição que obteve o maior número de selecionados, 15. Os alunos beneficiados pelo Promisaes vêm de países em desenvolvimento que mantêm acordos educacionais e culturais com o Brasil.

O resultado foi divulgado como previa o edital nº 2, de 21 de maio de 2007, que convocava instituições federais de educação superior (Ifes) participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) a enviar inscrições dos candidatos até o dia 15 de junho.

Na primeira fase da seleção, os candidatos foram escolhidos pelas próprias instituições que levaram em consideração a condição socioeconômica do aluno, o rendimento acadêmico, a freqüência escolar, entre outros. Na segunda fase, a seleção foi feita pelo Comitê Gestor do Promisaes, que levou em consideração as listas de pré-seleção encaminhadas pelas Ifes e os documentos apresentados na inscrição.

Instituído pelo Decreto nº 4.875, de 11 de novembro de 2003, o edital do Promisaes tem como objetivo dar auxílio financeiro no valor de um salário mínimo mensal, durante um ano, para alunos estrangeiros não contemplados na primeira seleção de 2007. O pagamento dos alunos selecionados neste processo seletivo será feito a partir de julho deste ano até junho de 2008.

PEC-G

O programa tem como público-alvo cidadãos estrangeiros, entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo, preferencialmente que estejam inseridos em programas nacionais de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus respectivos países, por via diplomática. A lista dos candidatos selecionados está disponível na página eletrônica do MEC.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217310/visualizar/