Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Julho de 2007 às 10:17
Por: Daniele Tavares

    Imprimir


Professoras da Unemat das áreas de Linguagem e Literatura, do Departamento de Letras em Cáceres, têm projetos de pesquisa aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O resultado do Edital MCT/CNPq 50/2006 de apoio às Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas foi divulgado ontem (04.07) no site da instituição.

Com o título: “Literatura e Cultura nas relações África-Brasil”, a proposta submetida pela professora Vera Maquêa prevê a pesquisa das literaturas de Angola, Brasil e Moçambique, na perspectiva das relações políticas internacionais que marcam os estudos comparados de literatura e cultura. “O objetivo é contribuir para um redimensionamento das relações culturais e literárias entre países da América latina e da África”, explicou Vera. A equipe é integrada por Ana Lúcia Rabecchi e Marinei Almeida Lima.

Já o projeto “Vozes da Cidade” coordenado por Ana Maria Di Renzo e Olimpia Maluf Souza congrega seis pesquisadoras com o objetivo de abordar, sob o ponto de vista lingüístico com predomínio da análise do discurso, as diferentes questões percebidas na cidade. “Toda a produção irá contribuir para constituir um mestrado institucional na área de Linguagem”, explica Di Renzo.

A professora Ana Maria vai trabalhar com língua escrita e cidade, Olimpia com a questão da fronteira em Cáceres, Ana Luiza Artiaga com o meio ambiente e espaço urbano, Neuza Benedita da Silva Zattar vai abordar a utilização das calçadas, Vera Regina Martins e Silva analisará a subjetividade do deficiente mental e a cidade e, Gleide Amaral dos Santos, o emprego do gerundismo na escrita. O grupo está vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (Cepel)- órgão da Unemat destinado à produção e circulação do conhecimento sobre linguagem e suas inter-relações.

A previsão de execução dos projetos é de dois anos, a partir de agosto. O Edital MCT/CNPq 50/2006 selecionou cerca de 500 propostas com linhas de pesquisa em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e investimento de R$ 3 milhões.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218097/visualizar/