Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 03 de Julho de 2007 às 14:30

    Imprimir


O hábito de ler ajuda a escrever e a pensar, mas poucos estudantes vão além dos livros didáticos obrigatórios. Profissionais que selecionam universitários em busca de estágio dizem que ler pouco prejudica quem quer entrar no mercado de trabalho.

Hábito raro. Os estudantes ainda estão muito longe de fazer da leitura a sua principal fonte de conhecimento. Em uma universidade, só se viam livros didáticos. Poesia, prosa, romance... As páginas da ficção e das histórias dos nossos tempos não têm encontrado espaço no dia a dia dos jovens. “Às vezes é falta de tempo, falta de oportunidade até”, diz uma aluna.

Foram ouvidos dois mil estudantes de universidades públicas e privadas no Rio e em São Paulo. Entre os paulistas, 34% não lêem com freqüência, 18% simplesmente não gostam de ler e 16% só lêem de vez em quando.

Já no Rio 15% dos universitários nunca leram um livro não didático, 12% leram apenas um e 36% leram entre um e três livros.

Outras revelações da pesquisa também preocupam os educadores. Apenas 9% dos universitários, tanto do Rio quanto de São Paulo, incluem a leitura de jornais diários depois que entram na faculdade. “A gente costuma ler muita coisa relacionada ao nosso curso. O que está faltando é exatamente isso, a leitura de jornal para você se informar”, acredita uma estudante.

O resultado da desinformação aparece logo, basta reparar nas filas de exame de seleção para estágios em empresas. “Para cada estudante que faz estágio, aqui no Rio de Janeiro por exemplo, nós temos outros quatro estudantes esperando essa oportunidade. E esse conhecimento cultural é fator muitas vezes decisivo em um processo seletivo“ diz Marcelo Gallo, diretor regional do CIEE.

E a mudança de hábitos começa em casa. “Casa de leitores são casas que formam mais leitores. Com pais que não têm esse universo dentro de casa a tendência é que o aluno, ou o estudante, ou o jovem replique isso posteriormente“, diz a consultora Andrea Ramal.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218635/visualizar/