Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 30 de Junho de 2007 às 17:45

    Imprimir


LONDRES - O ataque deste sábado, 30, com um carro em chamas no aeroporto de Glasgow pode ter ligação com a tentativa de explodir dois carros bombas no centro de Londres na sexta-feira, 29. A informação é de fontes de segurança britânicas citadas pelo jornal The Guardian.

Ainda de acordo com o diário, a investida tem as características de ataques perpetrados por grupos inspirados na rede terrorista Al-Qaeda.

Após o incidente, o novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, voltou a convocar uma reunião da comissão de emergência de seu gabinete. Durante o encontro, ele deve receber informações dos serviços de inteligência.

Depois da reunião, o nível de segurança do Reino Unido foi elevado de "severo" para "crítico". Este é o mais alto status do sistema de alerta britânico, o que significa que novos ataques terroristas podem ser iminentes.

Aeroportos do mundo todo foram postos em alerta após o ataque.

Em Glasgow, um jeep Cherokee em chamas invadiu o saguão do aeroporto da cidade, o maior da Escócia, parando a poucos metros do local em que os passageiros realizavam check-in. Os dois homens que estavam no veículo foram presos - um deles com as roupas em chamas -, e até o momento não há informações sobre feridos na ação.

O aparente ataque terrorista acontece um dia depois de a polícia desmantelar um plano para explodir dois carros-bomba no centro de Londres. O primeiro veículo foi encontrado em frente a um popular clube noturno londrino em Picadilly Circus, na madrugada de sexta-feira. Horas depois, um segundo carro carregado com explosivos foi localizado em uma rua próxima ao local.

O caos dos últimos dois dias elevou os temores de que o mesmo tipo de ataque que se tornou comum no Iraque possam se tornar parte do estilo de vida europeu.





Fonte: Agências internacionais

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219109/visualizar/