Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 18:10

    Imprimir


A polícia britânica confirmou nesta sexta-feira que os dois carros-bomba encontrados em Londres hoje são parte de uma mesma trama terrorista. Enquanto o Reino Unido afirma não ter suspeitos, a rede de TV americana CBS informou hoje ter encontrado na internet uma mensagem postada nesta quinta-feira que alertava para explosões em Londres.

Segundo a CBS, a mensagem apareceu no "Al Hesbah", um dos fóruns on line mais usados por extremistas islâmicos --incluindo a rede terrorista Al Qaeda e o grupo radical afegão Taleban. "Eu digo: regozijem-se, por Alá, pois Londres será bombardeada", diz o texto.

A mensagem, de cerca de 300 palavras, foi deixada cerca de 17 horas antes que o primeiro carro-bomba foi encontrado pela polícia em Londres. O autor do texto assina como Osama al Hazeen e aparece regularmente no fórum, informou a TV.

A CBS afirma que não pôde confirmar independentemente uma ligação entre a mensagem e os carros-bomba encontrados hoje. A Polícia Metropolitana (Scotland Yard) de Londres não comentou se já tinha conhecimento da mensagem

A mensagem traz também críticas ao título de cavaleiro que a rainha britânica Elizabeth 2ª concedeu ao escritor Salman Rushdie, que já foi condenado à morte no Irã por supostas ofensas aos muçulmanos.

Carros-bomba

A polícia britânica confirmou nesta sexta-feira que os dois carros-bomba encontrados em Londres hoje são parte de uma mesma trama terrorista. Segundo as autoridades, ambos os carros continham materiais explosivos similares e estavam prontos para serem detonados, o que teria causado uma "carnificina".

Peter Clarke, chefe da polícia antiterrorista de Londres, afirmou em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira que os veículos estavam carregados com combustíveis e pregos. "Os dois estão obviamente ligados", disse.

O primeiro carro-bomba, um Mercedes verde, foi encontrado estacionado do lado de fora da boate Tiger Tiger, perto de Picadilly Circus, por volta de 1h30 (21h30 desta quinta-feira em Brasília). A polícia foi alertada por funcionários de uma ambulância, que viram fumaça dentro do carro, e encontrou cilindros de gás, combustível e pregos no veículo.

Poucas horas depois, um Mercedes azul, estacionado em local proibido na região de West End, foi considerado suspeito e levado para ser averiguado em um local próximo ao Hyde Park. A polícia posteriormente confirmou que este veículo também continha gás, combustível e pregos.

Autoridades afirmam que não há suspeitos até o momento, mas uma operação de contraterrorismo foi lançada no Reino Unido. Várias regiões de Londres entraram em estado de alerta hoje devido à ameaça.

Os carros-bomba foram deixados poucos dias antes do segundo aniversário dos atentados terroristas de 7 de julho de 2005, quando bombas detonadas no sistema de transportes públicos de Londres mataram 52 pessoas.

Carnificina

O primeiro veículo encontrado hoje foi deixado na rua Haymarket, localizada na região de Piccadilly Circus, durante a madrugada.

Uma explosão na área, que abriga diversos restaurantes, teatros e casas noturnas, seria "massiva" e deixaria um "grande número de vítimas", de acordo com a polícia. Na Tiger Tiger, centenas de pessoas estavam reunidas, e a explosão teria causado uma verdadeira "carnificina", segundo policiais.

Após encontrar o primeiro carro-bomba, a polícia isolou diversas áreas do centro de Londres para investigar outros veículos. A região de Fleet Street, inicialmente bloqueada, foi liberada no início desta noite, mas em Park Lane a investigação continua.

Al Qaeda

O carro-bomba encontrado pela Scotland Yard em frente a uma casa noturna hoje pode ter conexão ou ser obra de algum grupo inspirado na rede terrorista Al Qaeda, segundo reportagem do jornal britânico "The Guardian".

De acordo com o "Guardian", fontes do Departamento de Contraterrorismo afirmaram que o veículo é similar aos carros-bomba usados no Iraque.

Segundo testemunhas, o motorista do carro parecia ter perdido o controle da direção e bateu contra uma lata de lixo. Em seguida, ele saiu correndo e abandonou o veículo no local.

Policiais examinam agora imagens do circuito de TV da área, para checar se a ampla rede de vigilância do centro de Londres poderá ajudar a identificar o motorista do Mercedes.

Autoridades pediram que a população fique longe da região e entre em contato caso tenha alguma informação que possa esclarecer o incidente.

Segurança

A segurança na região do Parlamento foi reforçada após a descoberta do carro-bomba.

A presença policial também foi intensificada. "Estamos destacando mais homens para áreas estratégicas no centro de Londres e em toda a capital", diz um comunicado policial.

"Isso é para dar uma garantia visível, não é uma resposta a uma ameaça específica".

O Ministro da Defesa, Des Browne, disse à rede BBC que o incidente parece ser "muito sério".

"Minha primeira reação foi pensar que, graças a Deus, temos policiais e especialistas em explosivos que desativaram este artefato sem que ninguém se ferisse", afirmou.

Inteligência

No ano passado, o MI5 [inteligência britânica] disse acreditar que radicais islâmicos estivessem planejando ao menos 30 ações terroristas de grande porte, e que ao menos 1.600 suspeitos estavam sendo perseguidos.

Atualmente, no entanto, a polícia diz que não havia informações disponíveis a respeito.

"Não havia informações da inteligência de que um ataque deste tipo pudesse estar em curso", afirmou Clarke.

O atual nível de ameaça terrorista contra o Reino Unido, estabelecido pelo MI5, é "severo" --o que significa que há risco de ataques. O nível fica abaixo do "crítico", o mais alto alerta.

Novo premiê

O episódio ocorreu horas depois que o premiê britânico, Gordon Brown, nomeou um novo gabinete para suceder o governo de Tony Blair, que deixou o poder na quarta-feira (27).

"A primeira tarefa de um governo é garantir a segurança à população, e, assim como a polícia e os serviços de segurança já afirmaram várias vezes anteriormente, nós enfrentamos uma séria e contínua ameaça contra a segurança de nosso país", disse Brown à imprensa.

"Este incidente nos lembra que temos que ficar vigilantes, e a população deve ficar alerta".

A segurança na região do Parlamento foi reforçada após a descoberta do carro-bomba.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219278/visualizar/