Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Junho de 2007 às 06:25

    Imprimir


O braço saudita da rede Al Qaeda pediu a seus simpatizantes que realizem novos atentados no reino, especialmente contra as instalações da indústria petrolífera, numa publicação divulgada na internet.

A nova ameaça faz parte de um artigo escrito pelo suposto líder do grupo violento no país, identificado como Mohamad Abdallah al-Nasser. O texto faz parte do boletim eletrônico "Saut al-Jihad" ("Voz da Guerra Santa"), informa hoje o jornal "Asharq al-Awsat".

A fonte não revela mais detalhes sobre a nova ameaça da Al Qaeda.

Mas acrescenta que o novo número do "Saut al-Jihad" contém também artigos sobre "o Salafismo e os Irmãos Muçulmanos" e outros sobre "os Mujahedin" (combatentes islâmicos) nos países árabes.

O grupo conseguiu retomar a difusão do seu boletim através da internet, apesar dos intensos esforços das autoridades sauditas nos últimos dois anos para impedir a publicação.

O porta-voz do Ministério do Interior, general Mansur al-Turki, pediu, em declarações ao "Alsharq al-Awsat", uma maior cooperação internacional para bloquear os sites utilizados pelos terroristas para propagar suas "idéias desviadas".

Há três semanas, as autoridades da Arábia Saudita anunciaram a detenção de dois sauditas e um estrangeiro. Os três foram acusados de divulgar pela internet as idéias da Al Qaeda. Um deles tentava publicar na rede um boletim chamado "Sa''adah al-Jihad" ("Eco da Guerra Santa"), semelhante ao "Saut al-Jihad".

As autoridades confiscaram com ele documentos que contêm importantes informações sobre os planos das células do grupo terrorista no reino, assim como as fontes de financiamento de suas ações e dos atentados no reino.

A Arábia Saudita, maior produtor e exportador de petróleo do mundo, luta há quatro anos contra grupos extremistas sauditas vinculados à Al Qaeda.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219399/visualizar/