Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 21:41

    Imprimir


A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, disse na quarta-feira a líderes empresariais indianos que um histórico acordo nuclear entre EUA e Índia ainda precisa de "mais trabalho duro", mas deve estar pronto até o final do ano.

O acordo, firmado em 2005, permitiria a venda de equipamento e combustível nuclear norte-americano à Índia, encerrando três décadas de proibição por parte de Washington, já que o país asiático não participa do Tratado de Não-Proliferação e já testou armas nucleares.

"Ainda não chegamos lá, mas com vontade e determinação e mais trabalho duro imagino que chegaremos a um acordo final e ficaremos numa posição de completar este tratado até o final do ano", disse ela em discurso no Conselho Empresarial EUA-Índia, em Washington.

O tratado foi aprovado em dezembro pelo Congresso dos EUA, mas está paralisado devido a novas condições que Nova Délhi diz terem sido impostas pelos norte-americanos.

Entre esses itens está a ameaça dos EUA de suspender a cooperação nuclear se a Índia realizar outro teste de armas e uma proibição de que o país reprocesse combustível atômico usado.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219426/visualizar/