Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 12:47

    Imprimir


Cerca de 3,3 bilhões de pessoas --metade da população mundial --viverão em grandes cidades até 2008, segundo um relatório divulgado pela ONU nesta quarta-feira.

Até 2030, as grande metrópoles abrigarão cerca de 5 bilhões de pessoas, de acordo com o documento elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Segundo a diretora da UNFPA, Thoraya Ahmed Obaid, citada pela Associated Press, sem planejamento adequado, as grandes cidades enfrentarão ameaças como a superpopulação, a falta de oportunidades para os jovens no mercado de trabalho e o extremismo religioso.

"Em 2008, metade da população mundial viverá em áreas urbanas, e não estamos prontos para isso", afirmou Obaid. "É preciso investir em moradia e educação para que se tenha um força econômica que possa trabalhar e trazer mais crescimento para as cidades", disse.

De acordo com o relatório, enquanto a população das áreas rurais diminui, a das cidades cresce de forma descontrolada, devido à migração do campo para as grandes metrópoles.

Segundo ela, o controle de natalidade poderia ajudar a prevenir o problema. "O crescimento urbano encoraja o controle da fertilidade, porque a população urbana tem maior acesso à informação e aos serviços para planejar melhor suas famílias", afirma Obaid.

Obaid afirma que as cidades de menor porte devem absorver o crescimento populacional das megalópoles. "Nos concentramos nas cidades menores, com cerca de 500 mil habitantes".

Para ela, as cidades menores são mais flexíveis e adaptam suas políticas mais facilmente.

A diretora da UNFPA alerta para os riscos de essa população excedente não ser absorvida.

"O extremismo é, em geral, a reação mais rápida para a sensação de exclusão e injustiça, e as cidades podem se tornar uma base para isso caso não sejam bem gerenciadas. "O extremismo é um fenômeno tipicamente urbano", diz Obaid.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219526/visualizar/