Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 09:16

    Imprimir


O secretário da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, informou hoje que, segundo dados do Censo de 2000, 1,2 milhão de crianças de 10 a 14 anos eram analfabetas. Em 2005, o número caiu para 578 mil - o que gerou uma queda na qualidade de ensino. Segundo ele, isso é comum no processo de universalização da educação, pois são mais crianças nas salas de aula.

Para o secretário, o plano de diretrizes da educação está na direção certa ao formar parcerias com os estados. Ele defendeu que, para se atingir as metas de qualidade, sejam realizadas avaliações também dos professores, não só dos alunos.

André Lázaro participa da audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura para discutir, com diversas entidades de defesa das crianças, a erradicação do analfabetismo infantil.

Pesquisa da Unesco

O representante-adjunto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny, leu as conclusões da pesquisa realizada pela Unesco em 10 capitais, onde foram entrevistadas 20 mil pessoas, entre pais, alunos, diretores de escolas e professores. Uma das conclusões é que 4/5 das crianças vão à escola com entusiasmo, mas esse número cai pela metade entre os alunos que foram reprovados. Ele informou que 20% dos alunos matriculados atualmente são repetentes, e 25% dos alunos das quartas séries têm muita dificuldade para ler e escrever, o que dificulta todo o processo educativo.





Fonte: Tangará Repórter

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/219559/visualizar/