Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 12:09

    Imprimir


PARIS - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou neste domingo, 24, a Paris para participar de uma conferência sobre o conflito em Darfur, reunir-se com autoridades francesas da União Européia (UE) e com o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora.

Ao chegar à capital francesa, Rice expressou sua esperança de que a China atue diante do Governo do Sudão, que é seu aliado, para que "vá até o final" na solução do conflito em Darfur. A conferência internacional sobre Darfur começará na segunda-feira, 25.

Em breve declaração aos jornalistas, a chefe da diplomacia americana disse que a conferência deve servir para constatar que "todo o mundo está ativo e vai na mesma direção".

Desde 2003, os confrontos entre as forças governamentais do Sudão e grupos rebeldes deixaram 200 mil mortos e cerca de 2,5 milhões de refugiados, cuja situação é objeto de mobilização humanitária.

A conferência terá a participação de um vice-ministro chinês, a quem Rice quer pedir que seu governo "faça mais para garantir que os sudaneses vão até o final", mas admitiu que, nos últimos tempos, Pequim "foi mais eloqüente sobre a necessidade de avançar".

Em 12 de junho, o Governo de Cartum aceitou o posicionamento em Darfur de uma força militar integrada pela União Africana (UA) e pelas Nações Unidas, e que terá entre 17 mil e 19 mil soldados.

Em Paris, além das reuniões com autoridades francesas, Rice se reunirá com o alto representante de Política Externa e Segurança da UE, Javier Solana, e com o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora.

A secretária de Estado confirmou que, nesses encontros, os temas dominantes serão o estatuto do Kosovo, a disputa nuclear com o Irã, o conflito no Oriente Médio e a evolução no Afeganistão.

"É uma agenda muito ampla, mas quero saber mais sobre as recentes mudanças na Europa, porque os EUA querem um parceiro europeu forte", disse Rice.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220057/visualizar/