Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 05:18

    Imprimir


O negociador dos Estados Unidos para a crise nuclear norte-coreana, Christopher Hill, disse hoje que a Coréia do Norte reafirmou a sua "vontade de cumprir de forma completa o acordo de 13 de fevereiro", pelo qual se comprometia com a sua desnuclearização.

Numa entrevista coletiva em Seul, depois de uma visita a Pyongyang, o enviado americano disse que as autoridades norte-coreanas mostraram sua intenção de fechar a curto prazo o reator nuclear de Yongbyon.

Christopher Hill chegou a Seul num vôo militar, após uma reunião com o ministro de Relações Exteriores da Coréia do Norte, Pak Ui-chun, e o representante norte-coreano no diálogo sobre a crise nuclear, Kim Kye-gwan. Ele disse que as conversas de "detalhadas e úteis".

Na entrevista, o enviado americano afirmou que a intenção da Coréia do Norte é concluir o processo de desarmamento nuclear "a curto prazo", o que considerou um objetivo "atingível".

O processo de desmantelamento do programa nuclear parece finalmente estar avançando, após a paralisação causada pela recusa norte-coreana a cumprir seu compromisso antes de receber os US$ 25 milhões que ficaram congelados durante 19 meses num banco de Macau.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220442/visualizar/