Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 07:40

    Imprimir


O apresentador de TV e deputado Maksuês Leite (PP) já aparece empatado tecnicamente com o também parlamentar Wallace Guimarães (DEM) na corrida pela Prefeitura de Várzea Grande, revela a segunda rodada da pesquisa Mark. A amostragem foi feita nos últimos dias 14 e 15 (quinta e sexta da semana passada). No trabalho de campo realizado há meses (10 e 11 de março), Wallace aparecia na liderança absoluta de ponta-a-ponta - clique aqui e confira.

Agora, conforme o instituto, o progressista Maksuês melhorou seu desempenho eleitoral é já encosta no democrata. Numa simulação com todos os possíveis candidatos, Wallace surge na liderança com 35,3%, mas com apenas um ponto percentual à frente de Maksuês, que está com 34%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

O nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos, que admite entrar na disputa, figura na terceira colocação com 18% das intenções de voto. Em quarto lugar e bastante distanciado dos três primeiros aparece o prefeito Murilo Domingos (PR), com apenas 4,1%, seguido do vice Nico Baracat (PMDB), com 1,3%. Dois nomes estão na lanterna, os do jornalista Eraldo Lima (PSB) e do petista Zito Portela. Ambos têm 0,3%.

Já numa eventual disputa ao Paço Couto Magalhães sem Maksuês no páreo, Wallace consegue impor uma frente elástica. Seria eleito hoje prefeito de Várzea Grande com 53,6% - confira no quadro B. Nessa simulação, o nome do médico Arilson Arruda (DEM) é lembrado por 5,8%, empatado tecnicamente com Murilo (4,6%) e com Baracat (4,1%). O ex-deputado federal Lino Rossi, que diz que pretende entrar na corrida sucessória, teria apenas 1%. Portela detém 0,5% e, Eraldo, 0,3%.

Trabalho de campo

A Mark Instituto de Pesquisa e Opinião ouviu 394 eleitores varzea-grandenses na quinta e sexta da semana passada. O trabalho de campo foi feito em 43 bairros. São eles: Jardim Icaraí, Aeroporto, Nova Várzea Grande, centro, Jardim Glória, Cristo Rei, Parque do Lago, Pirineu, Água Vermelha, Manga, Jardim Marajoara, Aquidaban, Cohab Nossa Senhora da Guia, Ipase, Jardim Costa Verde, Colinas Verdejantes, Maringá, Vitória Régia, Alameda, Nova Fronteira, Parque Sabiá, Vila Arthur, Jardim Esmeralda, Jardim Alá e 24 de Dezembro. Também opinaram moradores do Santa Isabel, Figueirinha, Jardim Paula I, Cohab Canelas, Cohab Jardim Primavera, 15 de Maio, 7 de Maio, Nova Esperança, Mapim, Imperial, 13 de Setembro, Capão Grande, Trevo do Lagarto, Unipark, Santa Luzia, São Gonçalo, Asa Bela e Cohab Ouro Verde.

Todos os entrevistados residem na zona urbana. São do sexo feminino 50,3% e, do masculino, 49,7%. Realizada a partir de uma fórmula para universo finito, com margem de erro de 3%, a Mark utiliza a técnica Survey, com software especializado em estatística, planilhas e gráficos.

Dos entrevistados, 2,8% têm entre 16 e 17 anos; 19,5% variam de 18 a 24; 26,9% estão na faixa entre 25 e 34; 22,1% disseram possuir entre 34 a 44 anos; e 21,1% estão entre 45 a 59 anos. Possuem acima de 60 anos 7,6%.

Sobre o nível de instrução, 9,4% ou são analfabetos ou estudaram o primeiro incompleto, enquanto 23,4% variam do primário incompleto ao primeiro grau incompleto. Trinta e três por cento revelaram que possuem ou o ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto, ao passo que outros 30,7% fizeram o médio completo ou superior incompleto e, 3,6%, têm o terceiro grau completo.

Quanto ao rendimento familiar, 6,1% registram até um salário mínimo; 32,5% de um a cinco; e 41,6% de cinco a 10 mínimos. Dezesseis contaram que a renda da família oscila de 10 a 20 salários e 3,8% registram ganhos superiores a 20 salários mínimos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/221164/visualizar/