Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 07:06

    Imprimir


O governador Blairo Maggi assinou resolução criando 94 comissões provisórias do Partido da República. Por outro lado, enfrenta problemas para formar o partido nos outros 47 municípios restantes, devido a divergências e brigas de lideranças locais. Maggi é o presidente nacional e estadual do recém-criado PR, que nasceu da fusão do PL do deputado Valdemar Costa Neto (que foi cassado e se elegeu de novo por SP) com o Prona do folclórico Enéas Carneiro (já falecido), que ficou conhecido nacionalmente pela oratória veemente e apressada e pela célebre frase na campanha presidencial "Meu nome é Enéas".

Até mesmo em cidades-pólos, o governador se depara com embates entre grupos políticos. Por causa desses interesses paroquiais, Maggi se vê obrigado a postergar a homologação das provisórias. Está em jogo a sucessão municipal. Quem assumir a direção local do partido ganhará força e autonomia na definição das candidaturas para prefeito, vereador e também nas discussões sobre alianças rumo a 2008.

As provisórias estão sendo definidas pela regional, composta por Maggi, Luiz Pagot, Wellington Fagundes, Homero Pereira, Emanuel Pinheiro, Zeno Gonçalves, Adjaime Ramos de Souza, João Malheiros e Sebastião Rezende. Numa segunda etapa, será feita eleição para oficializar os diretórios municipais. Em Cuiabá, por exemplo, o presidente da provisória é o deputado Sérgio Ricardo. Para continuar dirigente, ele terá que passará por eleição interna, que deve ocorrer ainda este ano.

Há presidentes de comissões provisórias já definidos pelo governador, por meio de resolução, e que não estão sabendo ainda da decisão. Antes de divulgar, Maggi quer atuar como bombeiro para tentar apagar incêndio. Em Paranatinga, por exemplo, o governador homologou o nome do ex-prefeito Vilson Pires (1997/2001) como presidente da comissão provisória do PR. O outro concorrente e também ex-prefeito Pedro Delanora (2001/2005) nem sabe ainda que foi excluído.

Em Cáceres, onde o PR não conta com representatividade forte, Maggi pediu que seus colegas da Executiva Regional abrisse uma exceção. Deseja que a presidência do partido fique sobre alguém a ser indicado pelo seu aliado Pedro Henry, mesmo o deputado estando no PP. Esse compromisso foi fechado pessoalmente entre o governador e Henry.

Vários prefeitos ficaram como presidentes das comissões provisórias, como Zeno Gonçalves (Rosário Oeste), Celso Banazeski (Colíder) e Max Joel Russi (Jaciara). Em Alta Floresta, o comando dos republicanos está com William Lima, o Metralha (ex-PL). Em Barra do Garças, o deputado federal Wellington Fagundes indicou para a presidência do PR a vereadora Antônia Jacob (ex-PL e ex-PPS). Ela é aliada do ex-prefeito Wanderlei Farias.

Confira abaixo como está a disputa pelo poder no PR em alguns municípios

Sinop - Há divergências. O grupo do secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho, não abre mão de comandar o PR. Baiano é pré-candidato a prefeito.

Várzea Grande - Em Várzea Grande, o prefeito Murilo Domingos nomeou como espécie de procurador o vereador Charles Caetano Rosa, que nem está oficialmente no PR, para discutir a formação da comissão provisória. Na última segunda (11), dia da semana que a Executiva Estadual se reúne, Charles chegou atrasado. Por enquanto, a provisória de Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, não está fechada.

Primavera do Leste - A disputa pelo comando do PR em Primavera do Leste está tão acirrada que tem causado preocupação ao governador. O prefeito Getúlio Viana (ex-PFL) não recua da disposição de presidir a legenda. O mesmo ocorre com o grupo do ex-prefeito Érico Piana, pré-candidato à sucessão municipal.

Cáceres - O governador resolveu entregar para o aliado Pedro Henry a indicação de um nome para comandar o PR provisoriamente em Cáceres. Fez esse pedido para os demais membros da Executiva e foi prontamente atendido. Maggi entende que o partido não tem força política no município. A maior referência é Adilson Reis, ex-presidente do Cepromat. A decisão de abrir espaço ao deputado Henry, que é de outro partido, provoca cisões.

Tangará da Serra - Por mais que tentam se aproximar, o deputado estadual Wagner Ramos e o prefeito Júlio Cesar Ladeia não chegam a um acordo sobre a composição da provisória do PR de Tangará da Serra. De um lado, Wagner quer presidir o partido, mas desde que consegue se distanciar de Ladeia, que enfrenta desgaste político. Ambos estão de olho nas urnas de 2008.

Nortelândia - Há uma "briga feia" em Nortelândia pela direção dos republicanos. De um lado está o deputado Wagner Ramos, que insiste em deixar o partido sob a presidência de Neurilan Fraga, irmão do deputado José Domingos, ex-prefeito de Sorriso. De outro, o deputado Wellington Fagundes, que não abre mão da direção partidária ficar com o ex-prefeito Rodomildo Rodrigues Silva.

Paranatinga - O governador já assinou a resolução que define o ex-prefeito Vilson Pires como presidente da provisória do PR local. Assim, fica de fora o também ex-prefeito Pedro Delanora.

Vila Bela da Santíssima Trindade - Os deputados estaduais Sérgio Ricardo e Mauro Savi se digladiam pelo direito de indicação do presidente da provisória de Vila Bela. Sérgio, que teve 300 votos no municípios, quer emplacar o nome do sogro. Já Mauro Savi, que "arrancou" quase mil votos na campanha à reeleição, não aceita tal imposição.

47 municípios onde não há acordo pelo comando do PR

Acorizal

Araguaiana

Araguainha

Araputanga

Arenápolis

Cáceres

Cláudia

Canar

zana

Confresa

Conquista D´Oeste

Diamantino

Feliz Natal

General Carneiro

Guarantã do Norte

Indiavaí

Ipiranga do Norte

Itiquira

Juruena

Marcelândia

Mirassol D´Oeste

Nova Marilândia

Nova Monte Verde

Nova Mutum

Nova Nazaré

Nortelândia

Nova Santa Helena

Novo Santo Antônio

Novo Mundo

Peixoto de Azevedo

Porto Alegre do Norte

Porto dos Gaúchos

Porto Esperidião

Primavera do Leste

Salto do Céu

Santo Afonso

Santo Antônio de Leverger

São Félix do Araguaia

São José do Rio Claro

Serra Nova Dourada

Sinop

Tabaporã

Tangará da Serra

Terra Nova do Norte

Tesouro

União do Sul

Várzea Grande

Vila Bela da Santíssima Trindade





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/221173/visualizar/