Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 14:54

    Imprimir


´´A média dos alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi superior à nacional seja na formação geral, seja no componente específico.``A avaliação é da coordenadora de Políticas Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Myrian Serra Martins. Os resultados foram divulgados ontem no site do Instituto nacional de Pesquisas educacionais (Inep). O curso de Direito foi o único com nota cinco no Estado. Os cursos de Administração e Comunicação Social alcançaram nota quatro (Jornalismo e Publicidade) e três (Radialismo) .

O reitor da UFMT, Paulo Speller, observa que foram analisados mais de 200 cursos ofertados por universidades, centros universitários e faculdades isoladas e a UFMT ficou acima de várias universidades federais e de todas as instituições de Mato Grosso. ´´Isso, graças à dedicação do aluno e do professor somados aos esforços que vêm sendo empreendidos nos últimos anos para melhorar as condições de infra-estrutura; ao incentivo à capacitação docente e à pesquisa, o que reflete diretamente na qualidade da graduação``.

Mais de 750 ingressantes e concluintes da UFMT fizeram o Enade 2006, além, de mais 34 faltosos das edições de 2004 e 2005. Os cursos que participaram foram Administração (Canarana e Cuiabá); Ciências Contábeis (Água Boa, Rondonópolis, São Félix e Cuiabá); Ciências Econômicas, Direito Comunicação – Jornalismo, Publicidade e Radialismo -, Música e Educação Artística (Cuiabá;); Biblioteconomia e Psicologia (Rondonópolis). Os alunos faltosos que fizeram as provas são dos cursos de Arquitetura, Biologia (Rondonópolis), Engenharia Florestal, Física, Geografia e Sociologia (Cuiabá) e Letras (Rondonópolis).

´´O nosso curso de jornalismo está entre os melhores do pais. Obtivemos conceito acima das federais da Bahia (UFBA), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), da Unisinos e da maioria dos cursos do pais, sejam eles federais, estaduais ou privadas``, cita o chefe interino do Departamento de Comunicação Social, Maurélio Menezes. ``Nosso curso de Publicidade também está entre os melhores do país. Estamos no mesmo nível de uma Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, por exemplo, e o Radialismo, muito acima da média, também se colocou entre os melhores``, completa.

O curso de Economia obteve nota três, com IDD (Índice de Diferença de Desempenho), quatro e as turmas especiais de Ciências Contábeis e Administração de Canarana e Água Boa tiveram desempenho superior aos da sede. No caso da Economia, explica Myrian Serra, em que o IDD é maior que a nota, quer dizer que os estudantes tiveram bom desempenho, mas a contribuição do curso foi muito positiva.

O curso de Psicologia de Rondonópolis aparece como sem conceito, por tratar-se de curso novo com participação apenas de ingressantes. No entanto, a nota dos ingressantes é superior à media nacional tanto em formação geral como especifica. A UFMT alcançou, na formação geral, 49,5 e a média nacional é 42,5. Na específica obteve 45,2 e a média nacional é 41,1, informa a professora Raquel Gonçalves Salgado. Para ela, o desempenho dos alunos deve-se ao fato de eles terem ingressado com uma boa formação, alguns já com outro curso superior, ao envolvimento em projetos de iniciação científica e de extensão e à qualidade do projeto político-pedagógico. ´´Há uma avidez em desenvolver a formação para além da sala de aula´´, diagnostica.

O curso de Psicologia de Rondonópolis acaba de ser autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliadora que visitou o curso em maio autorizou o funcionamento e o reconhecimento será no início do ano que vem, informa a coordenadora. ``O projeto político-pedagógico foi elogiado, está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área``, diz. Esse fato motivou a sua participação e a da vice-coordenadora Laura de Carvalho, na ´´Mesa-Redonda Norte e Nordeste de Psicologia``, na semana passada, para apresentar a experiência do curso e o projeto político-pedagógico. Junto com a UFMT participaram a Universidade federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224211/visualizar/