Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 05:22

    Imprimir


Uma pesquisa de boca-de-urna divulgada hoje pela "Radiotelevisão Irlandesa" (RTE) dá ao partido Fianna Fáil 43% dos votos nas eleições gerais de quinta-feira, o suficiente para dar ao atual primeiro-ministro, Bertie Ahern, um terceiro mandato.

O número é ligeiramente maior que o registrado pelo partido em 2002, quando obteve 41,6% dos votos e elegeu 81 dos 166 deputados do Parlamento de Dublin (o "Dáil").

Segundo a "RTE", o principal partido da oposição, o conservador Fine Gael, liderado por Enda Kenny, terá 26,3% dos votos, quase quatro pontos a mais que cinco anos atrás.

Kenny e o trabalhista Pat Rabbitte formam a "Aliança do Arco-Íris", de oposição ao atual Executivo, formado pelo Fianna Fáil (FF, centrista) e pelo partido Democrata Progressista (PD, neoliberal).

Os trabalhistas cairiam um ponto em relação a 2002, ficando com 9,9% dos votos. O PD receberia 2,6%, 1,5 ponto a menos.

O FF e o PD podem, entretanto, não somar cadeiras suficientes para repetir a coalizão que governa o país há cinco anos. Ahern poderia estudar então a possibilidade de uma aliança com os Verdes, que, segundo a "RTE", terão 4,8% dos votos, um ponto a mais que em 2002.

O Sinn Féin, braço político do já inativo IRA, melhoraria em um ponto seu resultado anterior, chegando a pouco mais de 7%. Mas nenhum partido quer negociar com os republicanos.

A apuração oficial começou hoje às 9h (5h de Brasília) e os primeiros resultados podem ser divulgados no sábado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/225533/visualizar/