Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Abril de 2007 às 07:39

    Imprimir


No Estado 45.034 eleitores deverão ter o título eleitoral cancelado. O levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta que 2,31% dos 1.945.626 eleitores de Mato Grosso continuam na lista de inadimplentes com a Justiça Eleitoral. É considerado inadimplente o eleitor que deixou de votar nos últimos três pleitos consecutivos.

O cancelamento do documento evidencia problemas para os omissos como impedimentos para participação de concurso público e outros entraves previstos na legislação eleitoral.

O prazo para que os ‘relapsos’ colocassem sua situação em dia terminou na última quinta-feira (26). No Estado dos 50.537 eleitores que deixaram de justificar a ausência no pleito apenas 5.502 ou o equivalente a 10,89% se dirigiram aos cartórios eleitorais para justificar o débito.

Os dados foram divulgados ontem pela Coordenadoria de Soluções Corporativas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na Capital do Estado dos 6.815 inadimplentes, apenas 488 estão aptos a votar no próximo pleito.

Já um total de 6.327 eleitores corre o risco de ter o documento cancelado. Em Várzea Grande a procura proporcionalmente não foi melhor. Dos 4.674 eleitores apenas 309 procuraram os cartórios eleitorais da cidade, ou seja, 4.365 deverão ter o documento no cadastro de inadimplentes.

Apesar do alto índice de inadimplência, o Tribunal Regional Eleitoral alerta para prováveis mudanças no levantamento. A alteração poderá ocorrer devido ao prazo que os cartórios eleitorais possuem para processar os dados e envia-los ao TSE. Há previsão de que no dia 14 de maio os dados reais possam ser conferidos.

No dia 15 de maio os cartórios eleitorais deverão publicar a relação final dos eleitores que terão seus respectivos títulos cancelados. O levantamento apresentado ontem mostra apenas o total de eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais. A Justiça Eleitoral fez inclusive publicidade na mídia para chamar a atenção dos inadimplentes.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230145/visualizar/