Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Abril de 2007 às 13:41

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (24) o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e afirmou que o pacote vai valorizar o mérito e a "elite da competência e do saber" em vez da "elite do berço e do sobrenome".

“Esse é o plano mais abrangente para melhorar a educação. Vejo nele um novo século da educação no Brasil, capaz de prevalência do mérito, da elite da competência e do saber, e não apenas da elite do berço”, afirmou Lula.

O presidente também disse que o PDE é um complemento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no início do ano. “PAC e PDE são anéis de uma mesma corrente em favor da construção de um novo Brasil. De sonho e utopia, que não se faz em um dia, não se faz em um só governo, um Brasil que quer acelerar, crescer”, disse.

O programa é composto por 47 atos, e parte deles deve passar por discussão no Congresso Nacional, pois consistem em projetos de lei. As medidas atingem todos os níveis de ensino, mas a prioridade é a educação básica.

O programa prevê a criação gradual de um piso salarial para os professores da educação básica da rede pública. “Gradativamente vamos introduzir incentivos nacionais. Professores bem remunerados e com sólida formação são fundamentais para a melhor qualidade da educação”, disse o presidente.

Lula ainda convocou a sociedade a participar do plano e afirmou que esse é o maior programa de mobilização social já visto no país. "Todos os pais querem que os filhos tenham uma boa educação, mas poucos estabelecem relação de intimidade com a escola. As famílias precisam freqüentar as escolas, acompanhar os resultados dos seus filhos e cobrar."





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230796/visualizar/