Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Abril de 2007 às 12:57

    Imprimir


As empresas industriais que desejam qualificar seus funcionários na área de alimentos, poderão inscrevê-los nos cursos ‘Qualificação em Logística de Produção de Alimentos’ e ‘Qualificação em Segurança dos Alimentos’, que serão realizados na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em Cuiabá. Os cursos fazem parte do Projeto de Fortalecimento das Ações do Núcleo de Tecnologia de Alimentos de Mato Grosso. Os valores dos cursos serão financiados em até 90% pelo programa ‘Indústria em Ação 2007’, desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em parceria com a Sicme.

O Senai-MT será a instituição responsável pelos cursos. De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica do Senai-MT, Suely Cândida Catharino, a matrícula é única para os dois cursos, porém, o de ‘Qualificação em Logística de Produção de Alimentos’, do primeiro módulo, é pré-requisito para o curso ‘Qualificação em Segurança dos Alimentos’. “Um curso complementa o outro. O aluno terá que fazer o primeiro para realizar o segundo, porque as competências previstas em ambos são desenvolvidas em grau de complexidade crescente”, ressalta ela.

Ao todo, serão oferecidas 120 vagas. As aulas serão realizadas no Senai Cuiabá, em turmas formadas por até 40 alunos, sendo uma no período matutino e duas no vespertino. “Além dos funcionários das empresas, os empresários também poderão oferecer esta qualificação aos dependentes legais dos seus empregados, além outros profissionais que deseja capacitar”, informa a coordenada da Unidade Estratégica de Relações com o Mercado do Senai-MT, Elena Paiva. Para participar, é necessário que o aluno tenha no mínimo 16 anos e esteja cursando ou concluído o ensino médio.

Os cursos têm o objetivo de identificar e avaliar os tipos e modelos de planejamento organizacional, buscando atualização e inovação tecnológica; correlacionar planejamento estratégico, tático e plano diretor; calcular necessidades de aquisição de insumos para a produção; avaliar e organizar informações, conhecer os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organização e o funcionamento da gestão das empresas de alimentos, entre outros.

“Além disso, os alunos irão conhecer as ferramentas da qualidade, interpretar a legislação e as normas internas e externas sobre saúde e segurança do trabalho e avaliar os custos do processo operacional e de produção”, destaca Suely. Ao final dos módulos, os alunos receberão certificados de qualificação profissional, que correspondem, respectivamente, a funções demandadas pelas empresas de alimentos e de serviços alimentícios. “Essa modalidade representa uma inovação nas atuais formas de atendimento do Senai-MT e possibilita uma oportunidade para aqueles que necessitam de inserção mais rápida no mercado de trabalho”, ressalta a coordenadora.

INDÚSTRIA EM AÇÃO – O programa ‘Indústria em Ação’, que foi lançado pela Fiemt em parceria com o governo do Estado e com o apoio de sindicatos patronais e empresas, tem como objetivo elevar a competitividade e produtividade das indústrias mato-grossenses. O programa possui 18 projetos em diversas áreas, como tecnologia de informação, metal-mecânica, eletromecânica, madeira e mobiliário, alimentação, cerâmica, couro e design e terá inicialmente recursos da ordem de R$ 18 milhões, atendendo 1.025 empresas industriais em todo o Estado. Outras informações pelo telefone (65) 3611-1554 ou pelo site www.senaimt.com.br





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230807/visualizar/