Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 16:03

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, elogiou o projeto da mini-indústria de cana-de-açúcar, realizado em parceria por seu ministério, governo do Estado e prefeitura municipal, em Santo Antonio de Leverger, e se declarou feliz pela concretização.

“Estou muito feliz com o resultado encontrado em Santo Antônio. Muito mais do que vistoriar uma obra, estou tendo a grata satisfação de ver que as pessoas estão com esperança de uma vida melhor por meio do trabalho”, discursou o ministro.

Nem o atraso de três horas da comitiva do ministro, devido a visitas a outros projetos em Cuiabá e Várzea Grande, tirou o ânimo dos santo-antonienses, que prepararam apresentações culturais para agradecer ao ministro pelos projetos sociais desenvolvidos na cidade.

O principal motivo da visita a Santo Antonio de Leverger (30 km de Cuiabá) foi a vistoria das obras de construção de uma Mini-Indústria de Derivados de Cana-de-Açúcar no município. O projeto, em fase de conclusão da obra, está sendo realizado em parceria entre MDS, Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD), Governo do Estado de Mato Grosso e prefeitura de Santo Antonio.

“Sempre me perguntam se vale à pena investir em projetos sociais e a resposta está aqui. A mini-indústria é uma idéia de vocês que será desenvolvida por vocês. Tem alguma coisa melhor do que ensinar a pescar, pescando?”, perguntou o ministro, se referindo ao fato de que o projeto oferece também assistência e capacitação técnica.

A previsão da prefeitura é que a mini-indústria comece a operar no segundo semestre deste ano, beneficiando a comunidade de Barranco Alto, comunidade rural a 22 km da sede, e uma das mais tradicionais populações ribeirinhas de Leverger. Na localidade residem cerca de 100 famílias de pequenos agricultores e pescadores. “A mini-indústria será uma alternativa de renda para essa população, que está se organizando para o se organizando stro se referindo ao fato de que o projeto oferece tambsta est trabalho cooperativo”, destaca o prefeito de Santo Antônio, Faustino Dias Neto (PFL), que lembra que o projeto combate dois problemas na região: o desemprego e o êxodo rural. “Não estamos apostando em mágica, mas em oportunidades”, frisou ele.

Programas Sociais – Atualmente cerca de 3000 famílias de Santo Antônio recebem o Bolsa Família, 130 crianças são atendias pelo Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (Peti), e 50 adolescentes participam do Agente Jovem, todos programas federais desenvolvidos pelo MSD.

“A secretária de Assistência Social tomou um novo impulso a partir do Governo Lula, pois o MSD passou a valorizar as assistentes sociais e as ações não são mais vistas simplesmente como assistencialistas”, avalia a Secretária de Ação Social, Nalzira Ribeiro Dias.

“Sem dúvida os programas do governo federal fazem a diferença para as famílias carentes”, resume Nalzira, que reuniu as crianças atendidas PETI e idosos que freqüentam o centro de convivência da Melhor Idade para recepcionarem o ministro. “Desejar todo o sucesso para o ministro, pois o sucesso do MDS garante benefícios para a população mais carente”, argumentou ela.





Fonte: KGM Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231354/visualizar/