Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 29 de Março de 2007 às 16:46
Por: Gilmara Costa

    Imprimir


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa de Mato Grosso reuniu-se ontem (28.03), para debater juntamente com o secretário de Estado de Educação, Luiz Antonio Pagot, sobre a situação do setor em Mato Grosso.

Estiveram presentes, o presidente da comissão, dep. Humberto Bosaipo (PFL), e os parlamentares José Riva (PP), Maksuês Leite (PP), Wagner Ramos (PR), Ságuas Moraes (PT), Chico Galindo (PTB), Sebastião Rezende (PR), Zé Domingos (PFL), Daltinho (PMDB), Roberto França (PR) e Percival Muniz (PPS). A reunião contou também com as presenças da secretária Extraordinária de Políticas Educacionais, Flávia Nogueira e da presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaídes Alves.

Durante a reunião o secretário Pagot traçou um diagnóstico da situação da educação em Mato Grosso e defendeu a necessidade de debate com a população para aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE).

Foi então apresentado pelo presidente da comissão um calendário da realização de audiências públicas que serão feitas para discutir o PEE nas diversas cidades pólos do estado.

O secretário se comprometeu a repassar à comissão, relatório com a prestação de contas de sua pasta e adiantou que hoje, o setor conta com um orçamento de R$ 734 milhões que, segundo Pagot, cerca de 82% vai para folha de pagamento, 10% para transporte, merenda e desenvolvimento. Os 8% restantes respondem por todas as demais despesas, desde a parte pedagógica à infra-estrutura e manutenção.

O secretário citou também vários projetos que estão sendo executados pela Seduc entre eles o S.O.S Escola que tem como objetivo principal solucionar pequenos problemas apresentados nas instituições de ensino.

Segundo Pagot, por intermédio do programa, é possível fazer manutenção e reparos na rede elétrica, hidráulica e de marcenaria o que não chega a ser uma reforma do prédio escolar, mas que resolve grande parte dos problemas existentes.

A Seduc firmou convênio com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) para implantação de 256 laboratórios de informática até maio deste ano. Outro convênio conquistado pela secretaria foi com o Ministério de Ciência e Tecnologia onde Pagot afirma que até o final de 2007 será possível instalar mais 320 laboratórios de informática. Luiz Antonio Pagot está bastante otimista em relação ao crescimento da pasta e afirma que a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, trabalhando junto com a sociedade Mato-grossense, na elaboração do Plano Estadual de Educação que estará vigente no próximo decênio muito contribuirá para o desenvolvimento educacional no Estado.

Já o deputado Humberto Bosaipo frisou a importância do bom relacionamento entre AL e SEDUC para que juntas possam trazer diversos benefícios aos cidadãos do estado de Mato Grosso.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234495/visualizar/