Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 04 de Março de 2007 às 21:48

    Imprimir


O oficial de Programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Mário Volpi, criticou o ingresso precoce de jovens no mercado de trabalho no país. “O Brasil deveria se preocupar em investir na formação do adolescente para que ele possa acessar o mercado de trabalho de uma forma mais consistente”.

Em entrevista à Agência Brasil, Volpi afirmou que o ingresso precoce no mercado de trabalho de um jovem que ainda não concluiu o ensino médio, "é uma política ineficaz", já que o jovem não conseguirá se manter empregado.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad – IBGE), mostram que, do total de jovens brasileiros com idade entre 15 e 24 anos, (cerca de 35,1 milhões), 65,3% estão no mercado de trabalho e somente 46,8% estudam.

Sobre o programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho, ele afirnmou que o governo deveria se concentrar mais na conclusão do ensino médio e no acesso ao ensino superior, para que o jovem consiga obter posições mais qualificadas no mercado de trabalho.

Segundo Volpi, existem no Brasil 8 milhões de jovens cujas famílias vivem com renda inferior a metade do salário mínimo. Esses jovens, segundo ele, têm entre três e cinco anos de escolaridade a menos do que deveriam, o que os transforma em 8 milhões de jovens com baixa renda e baixa escolaridade.

“Se não houver investimentos do governo nesse universo, esses adolescentes vão migrar para o mercado informal de trabalho, muitas vezes dentro da clandestinidade das tarefas, como o tráfico de drogas e o cometimento de pequenos delitos”.

Para Volpi, o governo precisa investir na capacitação e na garantia de que a juventude conclua o ensino fundamental, o médio, e tenha acesso a um curso de profissionalização ou à universidade, para ingressar no mercado de trabalho de forma mais qualificada.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238747/visualizar/