Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 13:31

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), cumprindo a decisão de atualizar os números da dengue semanalmente, apresenta o relatório desses dados relativo ao período que se encerrou nesta sexta-feira (16/02). O Estado já registra 3.355 caso notificados da dengue até a data de 16 de fevereiro, número que continuará sofrendo alterações a cada atualização dos dados que, conforme anúncio da Secretaria de Estado de Saúde, será feita a cada sexta-feira do mês.

Até o dia 16 de fevereiro foram notificados, em Mato Grosso, 615 casos de dengue, com os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Sinop, Sorriso e Barra do Bugres acusando números abaixo de cem casos mas, ainda assim, chamando atenção para a tendência ascendente dos registros.

As notificações incluem, ainda, um total de 5 casos suspeitos de febre hemorrágicos de dengue (FHD), um em Várzea Grande, um em Lambari D’Oeste, dois em Sinop e um em Barra do Bugres. Desses cinco casos já foi feita a confirmação de dois casos como sendo dengue hemorrágica: o caso de Sinop e o caso de Barra do Bugres. Os outros três casos estão sob investigação que averiguará se são, realmente, de FHD ou não.

A Secretaria de Estado de Saúde está em alerta com relação à notificação dos casos e, principalmente, a preocupação com os casos de dengue grave. Porém trabalha dentro do Plano de Contingência da Dengue, que é estratégico para os municípios prioritários no controle da doença no Estado, os localizados em regiões de fronteira, nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste do Estado. “Os municípios que apresentam notificações elevadas o Estado já está fazendo bloqueio químico de UBV pesado e/ou leve. O Estado também trabalha, em parceria com os municípios, nas campanhas de prevenção, na qualificação dos profissionais da área de Saúde, na atenção ao paciente, na vigilância dos casos, no controle do vetor e na mobilização social”, disse Maria de Lourdes Girardi.

SITUAÇÃO ANTERIOR - Do dia 1º de Janeiro de 2007, ao dia 9 de Fevereiro o Estado notificou 2.923 casos de dengue. Destes 355 deram positivos para a dengue. “Esses números já eram esperados pela Vigilância uma vez que a dengue, na sua série histórica, está numa escala ascendente. Os fatores deste aumento são as grandes quantidades de chuvas, o fator climático da região Amazônica e a circulação dos sorotipos 1, 2 e 3 no Estado.

Sobre as investigações da dengue hemorrágica no ano de 2007, onde o Estado estava com cinco possíveis casos, três já foram descartados como sendo dengue hemorrágica. No município de Sapezal, no caso do paciente que morreu, os exames laboratoriais não confirmaram FHD. Em Várzea Grande o paciente que conseguiu se curar, foi descartado o caso da doença, o mesmo aconteceu com o caso de Primavera do Leste. No município de Sinop os dois casos que surgiram ainda estão sendo investigados, sendo que um paciente se curou e outro morreu.

No ano de 2004 o Estado registrou 24 casos de febre hemorrágica da dengue (FHD) e nenhum óbito. No ano de 2005 o Estado registrou 17 casos de FHD, com quatro óbitos e 13 curas. No ano de 2006 o Estado registrou 11 casos de FHD e não 17 como a SES anteriormente havia divulgado. Dos 11 casos confirmados de FHD em 2006, registraram-se dois óbitos, um em Cáceres e um em Chapada dos Guimarães.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/241579/visualizar/