Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 11:00
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Uma forte chuva que caiu durante a madrugada de ontem, quarta-feira (07), no município de Alto Paraguai (200 km da capital), na região médio-norte do estado, provocou a inundação de várias casas e famílias tiveram que ser retiradas as pressas, algumas resistiram ao pedido da prefeitura para deixar suas casas e irem para um abrigo montado em uma escola do município.

Segundo informações da Assistente Social da Secretaria Municipal de Promoção Social do município, Viviane Pereira, por telefone, a chuva foi intensa e várias casas foram inundadas e outras ficaram ilhadas. As casas atingidas pelas chuvas ficam próximas do Rio Paraguai que corta a cidade, como o nível da água subiu, as residências próximas foram invadidas pela água, criando inclusive uma forte correnteza na rodovia que dá acesso a cidade. A prefeitura iniciou a retirada das famílias, utilizando um barco, mas em alguns pontos o acesso ficou difícil.

Viviane Pereira, disse ainda que as famílias resistiram em sair das casas, mesmo com a chamada da Policia Militar e foram obrigadas a assinarem um termo de responsabilidade.

Aproximadamente 20 famílias foram retiradas e levadas para um abrigo, ao todo 50 famílias foram atingidas, à prefeitura disponibilizou transporte, água, alimentação e abrigo as famílias desabrigadas nas escolas Pedro Duarte e Bela Vista. No interior das casas a água passou de um metro de altura. A enchente que partiu do rio, invadiu pastagens e alguns animais que não foram retirados a tempo, foram levados pela forte correnteza. O município de Alto Paraguai não possui unidade do Corpo de Bombeiros e nem da Defesa Civil, o que obrigação à formação de uma equipe de resgate formada por moradores, funcionários municipais e policiais, para ajudar na retiradas das pessoas atingidas pela enchente, incluindo crianças e idosos.

As residências mais atingidas estão localizadas nos bairros da Ponte e Catira, próximos do Rio Paraguai. Outros bairros como o Fazenda Velha, o rio que leva o mesmo nome, afluente do Paraguai, transbordou e caso o nível da água suba, mais famílias deverão ser retiradas de suas casas.

Ainda de acordo Viviane Pereira, nesta quinta-feira o nível da água já baixou e as famílias poderão retornar as suas casas, mas que manterá uma equipe de plantão para em caso de emergência socorrer os moradores da região.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243266/visualizar/