Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 25 de Janeiro de 2007 às 06:16

    Imprimir


Na Índia, 93% dos habitantes acreditam em algum deus e a tendência é de um aumento da proporção, segundo uma enquete do Centro para o Estudo das Sociedades em Desenvolvimento (CSDS) publicado hoje pelo jornal "Hindustan Times".

A pesquisa revela que os habitantes das cidades e com maior nível cultural se declaram mais religiosas que os da zona rural e nível cultural baixo. A diferença se acentua no caso das mulheres, que são mais devotas que os homens.

O grupo menos adepto das práticas religiosas é o dos "adivasis" (considerados no hinduísmo como uma casta inferior). Os mais religiosos estão na classe alta hindu.

O aumento da religiosidade, especialmente nas cidades, se explica, segundo os sociólogos consultados pelo jornal, pelo ritmo de vida urbano, que gera estresse e leva as pessoas a buscar suas raízes.

O país tem assistido a uma proliferação de grupos que se reúnem para rezar, falar de religião e fazer oferendas em templos, segundo o jornal.

A enquete também revela que os siques são os que se consideram mais devotos: 56% se dizem muito religiosos. Em seguida vêm os muçulmanos (55%) e os cristãos (50%). Só uma minoria de hindus se declara muito religiosa (38%).

Além disso, 44% acreditam na reencarnação, 50% seguem a astrologia e 46% acreditam em fantasmas.

Na Índia convivem várias religiões e a majoritária é o hinduísmo (80,5%), seguida pelo islamismo (13,4%), cristianismo (2,3%), siquismo (1,9%) e budismo (1%), segundo o censo de 2001.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/246094/visualizar/