Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Janeiro de 2007 às 08:58

    Imprimir


O secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Brito visitou na segunda-feira (8) à tarde o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Na pauta, o planejamento para o carnaval 2007. Brito tratou ainda de assuntos de interesse da Segurança Pública na capital do Estado. O secretário deverá visitar na próxima semana o prefeito Murilo Domingos, de Várzea Grande.

Este ano o carnaval na capital vai acontecer em oito bairros: Pedra 90, Tijucal, Osmar Cabral, Parque Cuiabá, Planalto, CPA II, Nossa Senhora da Guia e no Porto (Museu do Rio).

Na Sejusp, o planejamento das festas vai envolver a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Uma das medidas que deverão ser adotadas para o transcorrer tranqüilo dos festejos de Momo é a edição de uma portaria, pela Sejusp, estabelecendo procedimentos mínimos para que o sistema de Segurança Pública possa tomar as medidas preventivas e de segurança necessárias.

“Com a participação do poder público na organização de eventos populares como o Carnaval, além de viabilizarmos uma maior segurança estaremos oferecendo à população uma alternativa viável”, ressaltou o secretário.

Durante a reunião o prefeito Wilson Santos lembrou o sucesso das festas de Carnaval dos últimos anos, em especial o Carnaval de 2006, quando não houve o registro de mortes na capital. “Com a descentralização do Carnaval nos bairros, facilitamos o planejamento da Segurança Pública e oferecemos uma alternativa viável para a população, transformando o Carnaval numa festa familiar”.

Sobre a política de segurança pública já definida para sua administração frente à pasta da Segurança Pública, Carlos Brito disse ao prefeito Wilson Santos que uma das prioridades é implementar uma política de integração. “Queremos congregar esforços para que possamos fazer frente aos índices da criminalidade na capital e em todo o estado”, disse Brito.

Entre os pontos citados pelo secretário, que podem trazer maior segurança para a população da capital, estão a iluminação pública, a acessibilidade aos bairros e a limpeza dos terrenos baldios.

Com relação às Companhias de Policiamento Comunitário, um dos temas levantados pelo prefeito de Cuiabá, Carlos Brito disse que manterá as unidades existentes ampliando o seu alcance para a população. “O policiamento comunitário é um conceito filosófico de policiamento, um “modus operandi”, da polícia. Nesse sentido estaremos ampliando essas bases comunitárias de Segurança Pública, implantando outros serviços que irão facilitar o acesso da população, como a instalação de terminais da Delegacia Virtual e a implementação do projeto Rede Cidadã, em parceria com Prefeituras e instituições”.

Brito disse também que o programa de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), hoje com oito câmaras instaladas no centro da cidade, será ampliado. “Queremos contar com a parceria da Prefeitura e do comércio da capital para ampliarmos esse projeto que tem trazido resultados significativos na redução dos índices da criminalidade no centro da cidade”.

CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO – Logo após a visita à Prefeitura de Cuiabá, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, e o secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot, junto com o coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, próximo comandante geral da Polícia Militar, acompanhados do secretário adjunto de Justiça, Sebastião Ribeiro, visitaram o Centro de Ressocialização de Cuiabá.

O secretário de Educação foi conhecer as instalações da oficina de marcenaria em fase de implantação na unidade prisional.

A idéia é elaborar um convênio entre as duas secretarias, de Justiça e Segurança e de Educação, para a reforma e confecção de móveis para as escolas da rede pública estadual de ensino.

Para atender a demanda da rede de ensino do Estado as máquinas instaladas na oficina passarão por um processo de recuperação e manutenção. O secretário Pagot disse que será feito um levantamento com relação ao número de móveis necessários para atender a necessidade das escolas.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/249747/visualizar/