Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Janeiro de 2007 às 10:32

    Imprimir


Com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, alerta a população para os cuidados com a dengue, especialmente nos locais chamados de "pontos estratégicos". Em Cáceres, foram detectados 77 deles. Conforme preconiza o Ministério da Saúde, através do manual de Normas Técnicas de Combate e Controle de Vetores, "ponto estratégico" é o local onde há grande concentração de depósito preferencial para a desova do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Esses pontos são identificados, cadastrados e constantemente atualizados, sendo inspecionados quinzenalmente ou até semanalmente. São considerados pontos estratégicos imóveis como cemitérios, borracharias, depósitos de sucata, depósitos de materiais de construção, garagens de transportadoras, entre outros.

Os técnicos da Visa, nas visitas realizadas, já estão realizando concomitante o levantamento do índide de infestação e o tratamento. "Mas todas essas ações não são suficientes para impedir a proliferação do vetor em alguns pontos estratégicos, mesmo se intensificadas", explica a biólaga da Visa, Arlene de Oliveira Alcântara. "Nossa preocupação agora se volta especialmente para os cemitérios, por possuírem vasos de plantas expostos as chuvas, que com o acúmulo das águas se tranformam em potenciais criadouros".

A bióloga instrui e pede a todos que tenham entes queridos sepultados nos cemitérios locais, para que retirem os vasos dos jazigos, durante esse período. "Nós já desenvolvemos ações como colocar areia nos vasos, dar o tratamento químico focal e perifocal. Todavia a situação reincide. A chuva, quando forte, faz espirrar a areia dos vasos. Assim, conclamamos a todos para que retirem os vasos dos jazigos, neste período, evitando inúmeros criadouros do mosquito".





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250479/visualizar/