Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Dezembro de 2006 às 16:05

    Imprimir


Quinze mulheres doaram 2,3 litros de leite materno para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá apenas na semana passada. O número de doações, de acordo com o psicólogo Paulo Bernardino, responsável pela Gerência de Atendimento Terapêutico (GAT), tem aumentado a cada dia, resultado do chamamento que o HPSMC tem feito à sociedade desde que o Banco de Leite foi inaugurado, há trinta dias.

São doadoras dos mais diversos bairros da Capital que têm excesso de leite e entendem que podem contribuir com a recuperação da saúde de bebês internados na UTI. "O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo", frisa Bernardino.

Profissionais do Pronto Socorro estão à disposição das mães interessadas em doar leite e que necessitem de orientação. Basta ligar para o número 3051-9448 e externar o seu desejo de fazer a doação.

CUIDADOS

Alguns cuidados devem ser tomados na armazenagem do produto até que a equipe chegue à residência da doadora para fazer a coleta. De acordo com Paulo Bernardino, antes da ordenha a mãe deve tomar banho normalmente, utilizando apenas sabonete. Nenhum outro tipo de produto deve ser usado na limpeza da mama. O leite deve ser colocado em um vidro previamente fervido. "Ferver a tampa e o vidro em água corrente por quinze minutos. Esses quinze minutos devem ser contados a partir do momento em que a água começar a ferver", orienta o psicólogo.

Em seguida, o vidro deve ser guardado na geladeira ou num congelador. Na geladeira ele pode permanecer até 24 horas e no freezer por até quinze dias. E para não ficar retirando o vidro do congelado a cada coleta, antes do leite ser entregue ao banco de leite, a mãe pode utilizar um copo de vidro, também previamente fervido. "Ela faz a segunda coleta no copo e depois apenas despeja o produto no vidro que está no congelador", acrescenta o psicólogo.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253342/visualizar/