Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 13:02

    Imprimir


As famílias que moram em Borda do Campo, distrito de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, estão preocupadas com um possível surto de meningite. Em menos de 15 dias, pelo menos dois casos com suspeita da doença foram registrados na única creche da região, culminando na morte de um menino de dois anos e quatro meses. Outras nove crianças estão afastadas por motivos de saúde.

O filho da zeladora Cirléia Aparecida Perpétuo foi internado há 15 dias por suspeita de meningite. Segundo ela, outras crianças estariam afastadas da escola com os mesmos sintomas. "Graças a Deus agora ele está em casa e não ficou com nenhuma seqüela", contou.

A família de um menino de dois anos e quatro meses não teve a mesma sorte. Na terça-feira (12), ele morreu após passar pelo posto de saúde do bairro e pelo Hospital Vita. Na semana passada, a mãe dele, que não quis se identificar, percebeu que o filho não queria comer e que estava com pontinhos vermelhos nas costas. Ela o levou ao posto de saúde do bairro, onde trabalha. O pediatra, após atender a criança, diagnosticou varicela e receitou um medicamento.

"Ele passou bem o fim de semana, mas no domingo ele teve febre alta. Como temos plano de saúde, resolvi levá-lo no Vita", contou a mãe. Na segunda-feira (11), a família chegou ao hospital por volta de 11h. "Ele tinha vomitado antes o que nos assustou mais ainda", relatou. Novamente a criança foi diagnosticada com varicela.

Na manhã do dia seguinte, a mãe observou que o filho estava com a boca e os dedos roxos e com a mão e o pé gelados. Assustada, decidiu voltar ao hospital. E em menos de três horas depois veio a notícia: "meu filho estava morto".

O reumatologista e pediatra Loris Janz Júnior foi quem prestou o atendimento no Vita. "Me pareceu varicela, porque eram lesões clássicas da doença", disse. Segundo ele, há hoje uma epidemia de varicela e, em alguns casos, ela pode se manifestar de forma fulminante. "Pode ter sido hemorragia ou uma baixa resistência para a meningite provocada pela varicela", disse.

A varicela pode ter como manifestação o desenvolvimento de uma meningite, porém de forma benigna e que não deixa seqüelas, explica o médico José Luiz de Andrade Neto, consultor do Ministério da Saúde e professor de Infectologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Federal do estado. Este poderia ser o caso do filho de Cirléia.

A suspeita da Secretaria de Saúde de Quatro Barras é que a criança tenha morrido de meningite. "A criança parece que tinha varicela e pode ter desenvolvido a meningite. Estamos aguardando o laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen) para definir o tipo de meningite", adiantou o secretário Eguiberto José Damasceno.





Fonte: Globo.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253884/visualizar/