Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 16:59

    Imprimir


A Orquestra de Sopro do 'Projeto Ciranda' se apresenta neste fim de semana, em Chapada dos Guimarães e Cuiabá, encerrando a temporada de concerto do ano. Nas duas últimas apresentações o grupo terá a participação especial do solista convidado, o virtuose do trompete Daniel D’Alcantara.

Segundo o maestro Murilo Alves, coordenador pedagógico do Projeto Ciranda, “além de tocarem nas apresentações, os solistas convidados que dão aulas aos alunos do projeto, fazem masterclasses abertas a todos os interessados. É sempre uma ótima oportunidade para os alunos conviverem com nomes de peso da música instrumental brasileira”, explica Murilo. Participam também dos concertos os vencedores do “Furnas Geração Musical”, concurso que premia músicos de até 24 anos. “Será mais uma forma de fortalecer o diálogo de Mato Grosso com outras regiões brasileiras, abrindo novas perspectivas artísticas e criando laços permanentes de intercâmbio. Estamos investindo na nova geração de músicos brasileiros”.

Os concertos são gratuitos e acontecerão no sábado (2), às 21h, em Chapada dos Guimarães, na igreja da praça central, e domingo (3), às 19h, em Cuiabá, na sede do Projeto Ciranda.

SOLISTA -Daniel é professor do Centro de Estudos musicais Tom Jobim em São Paulo e integra uma das mais importantes ‘big bands’ brasileiras, a legendária “Soundscape Big Band Jazz”. O músico vem pela primeira vez à Mato Grosso para concertos e workshops em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As aulas são gratuitas e serão realizadas na sede do Projeto Ciranda, localizada na Rua Tenente Lira, 531, bairro Don Aquino.

Daniel D’Acantara iniciou seus estudos musicais no instrumento com seu pai, o músico Magno D'Alcântara. Lecionou em vários eventos musicais importantes, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2000) e Festival de Verão de Brasília (2000 e 2001). Desde de abril de 2005 ministra workshops de ‘Musica Instrumental Brasileira’ em diversos conservatórios e universidades por toda a Europa, passando por países como: Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Belgica, Estônia e Espanha.

A “Orquestra de Sopros do Projeto Ciranda” é dirigida pelo maestro Murilo Alves e reúne os alunos de maior destaque do Projeto e seus professores. Em abril de 2006, o grupo representou o Estado de Mato Grosso na TEIA, Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que aconteceu em abril no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Foram dois concertos, um no Sesc Vila Mariana e outro no Parque do Ibirapuera, que despertaram aplausos calorosos e convites para futuras apresentações.

Ainda em abril, o grupo recebeu o saxofonista de Brasília, radicado no Rio de Janeiro, Sérgio Galvão, em junho, o mito do trombone brasileiro, o paraibano Radegundis Feitosa, e em setembro o mestre das flautas e saxofones, o carioca Carlos Malta, sempre para duas apresentações em Chapada dos Guimarães e Cuiabá. Como parte do programa “Furnas Geração Musical”, do qual o Projeto Ciranda é parceiro, as atividades desta semana sempre contam com a presença especial de um dos finalistas do concurso para integrar a Orquestra de Sopros e para master classes gratuitas com músicos do Projeto Ciranda e comunidade em geral. Desta vez, o músico goiano Salomão Borges Mendes, trombonista, fará parte da programação, ensinando e tocando com a Orquestra.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (65) 3624 00 63 e 3624 92 00 ou no site www.projetociranda.org.br

Projeto Ciranda – O projeto “Ciranda Música e Cidadania” é uma associação criada para desenvolver ações sociais de educação e cultura, utilizando a música como instrumento de cidadania.

O grupo formou uma Orquestra de Sopros e desenvolve concertos didáticos, como forma de promover interação entre os jovens e a comunidade, divulgar a música instrumental e formar platéias.

Atualmente, 60 crianças e adolescentes participam de aulas de violão, violino, flauta, clarinete, percussão, trombone e trompete, e atende jovens carentes com idades entre oito e 18 anos. Contribui para a integração de crianças e adolescentes na sociedade como cidadãos plenos, conscientes dos seus direitos e deveres, afastando-os do crime, das drogas e da violência.





Fonte: Assessoria/Sec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256962/visualizar/