Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 17:18

    Imprimir


A Escola de Saúde Pública vai formar, em dezembro deste ano, 840 alunos que participaram de vários cursos técnicos durante os anos de 2004, 2005 e 2006. A Escola é responsável pela formação e qualificação profissional nos níveis básico, técnico e superior. A formatura será de 5 a 20 de dezembro.

Conforme o diretor geral da ESP, Amaro Pedro de Moraes, do total de 840 alunos, 325 receberão diploma de Técnico de Enfermagem, 268 de Técnico de Patologia Clínica, 146 de Técnico em Higiene Dental e 101 de Técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental.

Os cursos têm duração de dois anos e carga horária de 1.800 horas, em média. A formatura acontecerá nos municípios regionais, onde os cursos foram promovidos. No caso da turma da Baixada Cuiabana, que engloba 12 cidades, a entrega dos diplomas está marcada para o dia 15 de dezembro, às 18h, no auditório do Colégio Liceu Cuiabano, em Cuiabá.

"A Escola de Saúde Pública, entre os seus vários eixos, tem como missão garantir a formação continuada e a educação permanente da força de trabalho da Saúde visando a melhoria dos serviços e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso. A formação destes técnicos atende uma demanda reprimida que vem desde 2002 e que foi resgatada em 2004, quando iniciamos novas turmas, culminando na atual formatura e entrega de diplomas", comentou Amaro Pedro de Moraes. A Escola também oferece cursos nos níveis pós-médio e pós-graduação, além de projetos de pesquisa e educação continuada.

A coordenadora de Formação Técnica da ESP, Eliete Santos Saragiotto, lembra que, em 2007, acontecerão ainda a formatura das turmas de técnico de radiologia e de enfermagem de Itiquira e Nova Brasilândia. Além disso, a ESP continua a qualificação de 2.700 agentes comunitários de saúde (ACS), sendo que a meta é formar 4.600 agentes até julho do ano que vem. "Nossos cursos são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação e os formandos são inscritos na categoria de profissionais e recebem diploma com validade nacional e internacional", enfatizou.

Conforme Eliete Saragiotto, pesquisa do Ministério da Saúde mostra que ainda há um grande contingente da força de trabalho da Saúde de nível médio em todo país que exercem funções na área, mas não possuem formação específica. "Com a realização destes cursos, a Escola de Saúde Pública cumpre o que rege a Constituição Federal que em seu artigo 200 inciso 3º diz que compete ao Sistema Único de Saúde ordenar a formação de recursos humanos na área de Saúde", disse.

Amaro de Moraes destacou ainda que, além de atender a necessidade dos Recursos Humanos da Saúde do Estado, a Escola de Saúde Pública promove cursos descentralizados para os municípios pólos por meio de parcerias com os gestores municipais. A Escola capacitou, também, técnicos do Ceprotec e corpo docente que atuam na rede SUS.

Segundo ainda Eliete Saragiotto " a Escola de Saúde Pública é vinculada à Rede de Escolas Técnicas do SUS (Ret-Sus), que tem abrangência nacional e internacional, sendo que Mato Grosso representa a região Centro-Oeste na coordenação da rede".





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257211/visualizar/