Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 15:35

    Imprimir


O deputado José Riva (PP) apresentou projeto de Lei que institui em Mato Grosso o ´Dia da Cidadania´, a ser comemorado anualmente em 03 de novembro. Essa é a data do nascimento do sociólogo Herbert de Souza - “Betinho”, idealizador da Ação da Cidadania Contra a Fome no Brasil.

De acordo com Riva, as comemorações desse dia incluem prestação de informações sobre os direitos dos cidadãos, arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos, que serão doados para instituições beneficentes, que ofereçam assistência à população carente. “O Dia da Cidadania pretende também, mostrar às pessoas que existem muitos direitos, constitucionalmente protegidos, a serem conquistados e respeitados”, ratificou o autor.

Na proposta, Riva destaca que o sociólogo, Herbert de Souza é o símbolo da determinação e do trabalho incansável pela cidadania, pela restauração da verdadeira democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos em uma sociedade injusta.

“Betinho” fundou em 1986 a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids-ABIA, uma das primeiras instituições do país constituída para a defesa pela organização dos direitos das pessoas portadoras do vírus HIV. A figura humana de Betinho adquiriu notoriedade definitiva como o incansável coordenador da “Ação pela Cidadania contra a Fome e a Miséria”, que pretendia ir além de um movimento social de caráter assistencialista.

A “Campanha do Betinho” foi tão polêmica quanto popular, a ponto de contar com o apoio de praticamente 100% da população brasileira. O seu sentido político maior tinha por objetivo final a promoção da cidadania, do direito ao emprego e da luta pela terra.

Mesmo doente e abalado com a morte de seus irmãos (Henfil e Chico Mário), Betinho nunca abandonou a militância política. Nascido em 3 de novembro de 1936 morreu aos 61 anos, em 9 de agosto de 1997.

“A instituição do Dia da Cidadania em Mato Grosso, além de relembrar a data de nascimento do ilustre brasileiro, objetiva esclarecer a população sobre os seus direitos, bem como propiciar a arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos para a população carente”, justificou Riva.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257249/visualizar/