Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 15:35

    Imprimir


A equipe do Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem a distribuição de camisinhas e folders informativos. A ação de conscientização aconteceu em dois pontos no município: nas praças da Bíblia e dos Pioneiros. A campanha que acontece até a próxima sexta-feira é em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids.

A reação de alguns à campanha, segundo depoimentos das agentes de saúde, confirma que o uso da "camisinha" ainda não é visto com naturalidade por todos. Todas as pessoas, independente de sexo ou idade, que passaram pelas duas praças receberam o preservativo. Alguns riam e, os mais idosos, comentavam que iam levar para dar a um filho. Junto com a camisinha, foi entregue panfleto alertando para a necessidade da prevenção com o tema da campanha “Não feche os olhos para a Aids, mas abra-os para a vida” .

"Depois que pega a doença, não adianta reclamar", declarou a doméstica Eliane Ramos. Ela conta que seu marido utiliza o preservativo porque ela não usa pílula anticoncepcional. O casal preferiu adotar esse sistema por evitar gravidez e a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo. Para ela, campanhas de prevenção são importantes.

Carolina Santos Lima, 27 anos, também destaca a necessidade de campanhas de prevenção contra a doença. Ela conta que seu marido não usa o preservativo desde que o casal decidiu fazer o teste anti-HIV para confirmar que não têm o vírus da Aids. "Fizemos o teste para não precisar usar camisinha", observa.

A Secretaria Municipal de Saúde distribui preservativos à comunidade todos os dias, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. É realizado um cadastro dos usuários que poderão retirar a quantidade de 10 unidades por mês. A distribuição é intensificada em campanhas e datas especiais, como ocorreu ontem.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257250/visualizar/