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Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 14:59

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O 1º Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Mato Grosso, realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Sesc Pantanal, contou com a participação de representantes de 47 municípios mato-grossenses. Durante o evento foram apresentados resultados das ações da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) na gestão da secretária Yêda Marli de Oliveira Assis. “Conseguimos estabelecer metas e cumpri-las. Conseguimos alcançar os resultados que propusemos”, destacou Yêda Marli na solenidade de abertura.

Segundo a secretária, a entrada de turistas internacionais em Mato Grosso cresceu 5% este ano em relação ao ano passado. “Mesmo com alguns problemas que enfrentamos este ano, como as dificuldades enfrentadas pela Varig, a flutuação do dólar e a Copa do Mundo, conseguimos atrair turistas estrangeiros para o Estado”. A secretária afirmou ainda que 80% dos turistas que vão ao Pantanal Mato-grossense são estrangeiros.

A assessora de Projetos da Sedtur, Thaís Quintão, apresentou os principais resultados das ações de fomento ao turismo municipal e regional. Foram inventariados 61 municípios mato-grossenses e elaborados 11 planos municipais de turismo – todos realizados de acordo com a política do Ministério do Turismo. “Dividimos o Estado em pólos turísticos, com o objetivo estratégico de promover Mato Grosso de uma maneira mais atrativa”, afirmou Quintão.

Para a dividir o Estado em pólos foram criados quatro Planos Regionais de Turismo Sustentável que colaboraram para nortear as ações do governo nos municípios pertencentes aos pólos (Amazônia, Cerrado, Araguaia e Pantanal). A comercialização dos destinos mato-grossenses foi feita por meio da elaboração de roteiros divididos por segmentos de mercado como: turismo rural na agricultura familiar, ecoturismo, etnoturismo, turismo de aventura, cultural, de negócios, entre outros.

O total de profissionais do setor turístico capacitados pela Sedtur foi de 3.571. O Programa de Qualificação do Turismo (Proqtur), por exemplo, promoveu 70 cursos no Estado e capacitou 3.000 profissionais nas áreas de hospedagem, alimentos, bebidas, agenciamento de viagens e comércio. Além deste programa, o Produzir (Programa de Organização Produtiva de Comunidades) capacitou 190 empreendedores na produção de artesanatos. “O maior desafio foi treinarmos os taxistas que precisavam ficar cinco dias nas aulas e acabavam perdendo ‘corridas’ durante esse período”, contou o coordenador de Turismo Rural da Sedtur, Geraldo Donizeti Lúcio.

Para divulgar o turismo mato-grossense no Estado, no Brasil e em outros países, foram produzidas 500.000 peças promocionais, dentre elas estão: folders, revistas, calendários de mesa e de parede, cartazes e sacolas. A participação em feiras nacionais e internacionais e workshops também foram de suma importância para a promoção do Estado.

Os principais eventos turísticos realizados este ano em Mato Grosso foram a Festa Internacional do Pantanal, o Campeonato Estadual de Pesca, a comemoração ao Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo. “Conseguimos profissionalizar a Festa Internacional do Pantanal com uma participação maior dos municípios, assim como o Campeonato de Pesca que também contou com o envolvimento de maior número de municípios em relação aos dois últimos anos”, salientou a secretária.





Fonte: Da Assessoria

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