Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 14:02

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promove amanhã, o Dia Mundial de Luta contra a Aids. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Cuiabá e a Ong Corações Amigos. O tema desse ano é “A vida é mais forte que a Aids”.

Haverá divulgação na rodoviária de Cuiabá e no ganha Tempo com exibição de vídeos educativos, entregas de folders informativos, abordagens explicativas e distribuição de preservativos. As atividades ocorrerão em período integral.

“O tema principal da campanha desse ano é a luta contra o preconceito. O portador do HIV, além de ter que enfrentar o problema da doença, tem que conviver com a discriminação das pessoas. Por isso a necessidade dessas campanhas para chamar a atenção da população para a importância dessa problemática”, informou a técnica da Coordenadoria de Ações Programáticas da Ses, Dorvina Figueiredo.

Nessa ação de sensibilização os técnicos, parceiros e colaboradores farão atividades de aconselhamento coletivo com abordagens, explicações, tipos de exames, disponibilidade de tratamento no Sistema Único de Saúde e formas de prevenção.

Além dessas ações pontuais a Ses busca a participação cada vez maior dos médicos ginecologistas como grandes parceiros para o enfrentamento do problema da transmissão vertical do HIV no Estado. A capacitação dos profissionais da Saúde e dos gestores municipais está sendo considerada a ação de resultado para obtenção de êxito das notificações das DST/Aids.

Os órgãos para a realização dos testes são os Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA’s). Estão situados em Cuiabá no Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) na Rua Thogo Pereira S/Nº, Porto, na Avenida Miguel Sutil nº. 2880, bairro Jardim Paulista, nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, CPAI, Planalto e Pascoal Ramos. Já em Várzea Grande, a população pode encontrar os serviços na Rua 24 de maio, S/Nº, Centro.

Outros municípios que possuem esses tipos de serviços são: Rondonópolis, Diamantino, Juara, Cáceres, Barra do Graças, Tangará da Serra, Confresa, Alta Floresta e Sinop. Os exames são sigilosos e gratuitos. Os CTAs estão à disposição da população para a realização dos exames e encaminhamento para os Serviços de Assistência Especializada.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257289/visualizar/