Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 17:23

    Imprimir


O Salão Nacional dos Territórios Rurais também será um espaço para a troca de experiências entre os trabalhadores rurais, a apresentação em feira de produtos e artesanatos e a mostra da cultura dos 118 territórios que existem hoje no país.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o salão acontece em Brasília, de hoje (29) a 1º de dezembro, no espaço Marina Hall. A expectativa é que o evento reúna cerca de 1,2 mil representantes desses territórios.

Neste primeiro dia de evento, artistas cearenses fizeram um ensaio da apresentação do Boi Azulão do assentamento Cachoeira do Fogo, no município de Independência. A agricultora aposentada Maria Severo Silva, de 61 anos, conta que a dança, conhecida como Risado do Mestre Zé Augusto, é uma brincadeira feita com um boi, três máscaras de caretas e uma burra. No evento, ela representará o território de Crateús/Inhamuns.

O agricultor pernambucano Sebastião José da Silva estava empolgado com os ensaios do grupo cultura Côco de Roda do território Sertão do Pajeú. O grupo veio do município de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, para se apresentar amanhã.

"Estamos tendo a oportunidade de divulgar nossa cultura em Brasília, onde estão presentes representantes de todos os estados do Brasil. Para nós é uma grande satisfação estar presente aqui e divulgar a nossa cultura".

Nos três dias de salão haverá oficinas de cultura, um espaço para discutir e identificar as manifestações culturais do Brasil rural.

Os 118 territórios rurais começaram a ser criados em 2003 e hoje estão sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA. Cada território, segundo o ministério, é formado por um conjunto de regiões com características sociais, econômicas e culturais comuns.

O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tem a intenção de mostrar o que está sendo feito de bom no campo, em diversas áreas como a agricultura, as manifestações artísticas e a educação.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257479/visualizar/